A estalagem da Serreta

298 palavras 2 páginas
Estalagem da cimeira Nixon-Pompidou em ruínas
Conhecida como a estalagem da Serreta, este edifício situado na Serreta, no concelho de Angra do Heróismo, foi considerado uma das jóias da arquitetura moderna portuguesa construída em 1969, esta estalagem nos dias de hoje encontra-se em ruínas, sendo que ela foi um marco importante para a história do mundo.
Durante dois dias do mês de dezembro de 1971 esta estalagem localizada na mata da Serreta, transformou-se no centro do mundo. Um número nunca antes visto de jornalistas estrangeiros acorreu àquele edifício com vistas únicas sobre o oceano para fazer a cobertura de um dos mais importantes acontecimentos políticos da época: a cimeira entre Richard Nixon, presidente dos Estados Unidos da América, e Georges Pompidou, presidente Francês.
A cimeira entre Nixon e Pompidou surgia na sequência das decisões do presidente norte-americano para apostar num dólar cada vez mais forte e impor restrições às importações norte-americanas. Os europeus não gostaram e a França assumiu na cimeira o papel de porta-voz desse descontentamento. Dos acordos então estabelecidos resultou uma desvalorização do dólar e o fim definitivo da sua semelhança com o ouro.
O anfitrião foi Marcelo Caetano, que dormia na então luxuosa Estalagem da Serreta, onde decorriam as conversações.
O abandono deu-se no início dos anos de 1980, quando a estalagem encerrou a sua atividade de hotelaria devido à empresa TurHotel ter entrado em falência. A partir daí nunca mais lhe foi atribuída uma utilização condizente com as características do edifício e, pelo contrário, acabou cedida nos anos de 1990 à associação de reabilitação de jovens toxicodependentes "Le Patriarche".
O declínio progrediu numa escala acelerada e nunca mais terminou, quarenta e cinco anos depois, o edifício, concebido pelo arquiteto João Correia Rebelo, está abandonado e em ruína.

Relacionados

  • Madeira e A ores
    2974 palavras | 12 páginas