A estadia do imperador pedro ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE


INSTITUTO DE EDUCAÇÃO



CURSO DE HISTÓRIA






Fábio Martins Dias








A ESTADIA DO IMPERADOR D. PEDRO II NA MINA DE MORRO VELHO E O ESPETÀCULO PÚBLICO DA REALEZA (1881)



















Belo Horizonte
2012
FÁBIO MARTINS DIAS










A ESTADIA DO IMPERADOR D. PEDRO II NA MINA DE MORROVELHO E O ESPETÀCULO PÚBLICO DA REALEZA (1881)










Monografia apresentada ao Centro Universitário de Belo Horizonte como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em História.



Orientadora: Dra. Ana Cristina Pereira Lage


















BELO HORIZONTE
2012"Só dê ouvidos a quem te ama. Não te preocupes tanto com o que acham de ti. O que te salva não é o que os outros andam achando, mas é o que Deus sabe ateu respeito." Padre Fábio de Melo




Agradeço primeiramente aos meus pais, Neuza e Gabriel, que sempre me incentivaram com muito amor a estudar e correr atrás dos meus objetivos. Sem a ajuda deles dificilmente conseguiria concluir o curso. Aos meus irmãos Marconi e Junia, que sempre estiveram ao meu lado apoiando essa minha etapa da vida. Letícia, minha sobrinha,que me incentivou com sua alegria e amor, e ainda seu irmão João Gabriel, que com apenas um mês de vida, tornou-se sujeito histórico na minha vida. A Flávia (Erê), que chegou na minha vida no final do curso e sempre me apoiou. A gratidão aos meus professores que, com muita competência conseguiram fomentar minhas opiniões e excitar a minha criticidade. Agradeço á minha orientadora Doutora AnaCristina Pereira Lage por seu carinho e empenho na realização desse trabalho. Ao professor Doutor Hilton Cesar de Oliveira, que se dispôs a participar da banca examinadora. Aos meus colegas da faculdade, que durante essa odisséia de quatro anos de curso, possibilitaram criar grandes amizades: Danusa, Ana Carolina, Túlio, Suely, Filipe, Generoso, Daniela, Karynne, Camila. Mariane, Márcia,Marina e Alexandra. As loucas amigas Shirley e Kalinka, que juntamente com Rafael Lucas, firmaram comigo uma "panelinha" para a elaboração dos trabalhos acadêmicos.














RESUMO


Este trabalho se realiza com o propósito de analisar a visita do imperador D. Pedro II no arraial de Congonhas de Sabará em três de abril de 1881. A análise se concentra nos jornais quenarram e ilustram a viagem do imperador, no seu próprio diário que é considerado fonte histórica e ainda nos relatos dos viajantes que passaram pela vila e registraram o que presenciaram. O trabalho pretende analisar as percepções sobre a estadia do imperador D. Pedro II em Congonhas de Sabará, e principalmente, como a sociedade local se comportava diante da ilustre visita.

Palavras –chave: D. Pedro II, Mina de Morro Velho, Congonhas de Sabará.














ABSTRACT


This work is done with the purpose of analyzing the visit of the emperor D. Pedro II camp in Congonhas Sabará on April 3, 1881. The analysis focuses on papers that narrate and illustrate the journey of the emperor in his own diary that is considered historical source and travelers whopassed through the village and reported what they witnessed. The work, therefore, aims to examine perceptions about the stay of the emperor D. Pedro II in Congonhas of Sabara, and especially how society ehaved before the illustrious visitor. Key - words: D. Pedro II, Mina de Morro Velho, Congonhas de Sabará.

































SUMÁRIO


1....
tracking img