A espetacularização da fé - uma análise do discurso de um grupo religioso midiatizado de um grupo musical gospel.

8986 palavras 36 páginas
A ESPETACULARIZAÇÃO DA FÉ
Uma análise do discurso de um grupo religioso midiatizado em um show musical gospel

Adilson Vaz dos Reis *

Resumo O presente artigo tem como objetivo demonstrar como a fé entra na sociedade religiosa de uma forma espetacularizada e como o valor simbólico se transforma em bem simbólico midiático. Para alcançar este objetivo foi utilizado o método da Análise do Discurso para verificar a mensagem disseminada pela Igreja Renascer em Cristo em um dos shows do grupo musical Renascer Praise.

Palavras-chave: Espetáculo; mídia; bens simbólicos; fé; protestantismo.

Introdução Esse artigo abre espaço para uma nova reflexão sobre as potencialidades da fé e de como ela pode ser conduzida dentro da cultura midiática. Através do método Análise do Discurso, vamos verificar como ela acontece nos discursos de um show musical gospel realizado em São Paulo, trata-se do grupo evangélico Renascer Praise (louvor), Dificilmente poderemos assistir a um show no Brasil com tamanha magnitude comparado ao lançamento do seu décimo segundo álbum, um coral formado por 12 mil vozes, 4 mil bailarinos, orquestra sinfônica e várias bandas, que ao mesmo tempo dividem o palco com 24 cantores, coral de apoio e dois pregadores. São toneladas de som, muitos quilowatts distribuídos por um estádio de futebol com cerca de 40 mil pessoas presentes ao som e luzes com muitos fogos de artifícios. Algo raro de acontecer se fosse há algumas décadas, no entanto, estamos falando da efervescência de grupos evangélicos que explodiram na década de 90 e hoje ocupam espaços com os melhores espetáculos dos shows businness da atualidade. Portanto, cabe
*

Graduando em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, matrícula 150024. Trabalho de Conclusão de Curso com vistas à obtenção de grau de Bacharel em Teologia, sob a orientação da Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha – junho de 2011.

2

uma compreensão no campo religioso de como a música

Relacionados

  • E O Radio
    217392 palavras | 870 páginas