A escrita como competência técnica: do português ao “internetês”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A escrita como competência técnica: do português ao “internetês”

Altair Alberto Fávero é doutor em filosofia da educação pela UFRGS, professor e pesquisador do curso de filosofia e domestrado em educação na universidade de Passo Fundo.
Daniela Giareta Durante é mestra em desenvolvimento (Unijuí), especialista em Gestão Secretarial e em Pedagogia Empresarial (UPF), bacharela emSecretariado Executivo Bilíngue (UPF), professora na universidade de Passo Fundo, coordenadora do curso de especialização em Gestão Secretarial.
O texto é constituído através da visão desses doisautores, apresentando suas experiências sobre o assunto. No capítulo inicial há uma visão geral sobre a escrita. O autor defende que, o ato de escrever um texto é, antes de tudo, um longo processode organização, leitura, investigação, disciplina, método e determinação. De acordo os autores, escrever é pôr no papel um pensamento próprio, auxiliado por diversos autores (amigos do passado oupresente) que contribuem com seu pensamento sistematizado em forma de escrita. De um modo geral, os autores apóiam-se em diversos estudiosos para emitir suas conclusões. Conforme mencionado no texto, ofilósofo alemão Arthur Shopenhauer, “Uma grande quantidade de conhecimentos, quando não foi elaborada por um pensamento próprio, tem muito menos valor do que uma quantidade bem mais limitada, que, noentanto, foi devidamente assimilada”. Outro estudioso a falar sobre o assunto é o professor e pesquisador Mario Osório Marques, em seu texto ele afirma que “Escrever é preciso”, é “Iniciar umaconversa com interlocutores invisíveis, virtuais apenas, mas sempre ativamente presentes”. O texto faz uma ligação da escrita com o conhecimento, pois através do conhecimento a escrita se torna maissignificativa e produtiva.
Sobre esse tema, foi consultado na internet no site brasilescola, para o termo internetês, que define como sendo uma linguagem surgida no ambiente da internet, baseada na...
tracking img