A escravidão no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESCRAVIDÃO NO BRASIL

Segundo o autor, esta obra é fruto de sua postura diante da História; aquela “de pesquisar com seriedade para que o processo histórico possa ser realmente revelado e nãofalsamente intuito”.
Pinsky enfatiza dois aspectos: o caráter brutal da escravidão e o inconformismo do negro com sua situação de escravo.
Crítica a historiografia que transmitiu aimagem do escravismo brando, dizendo que “a idealização pacifista do passado procura justificar a repressão a movimentos populares no presente”.
Aponta o interesse português no negro não sócomo força de trabalho, mas também como mercadoria. A escravidão colonial brasileira, segundo ele, está vinculada à forma de organização da produção na grande lavoura de exportação e ao interesse detraficantes.
Se, por um lado, há uma preocupação dentro do sistema com as condições do tráfico para garantir a sobrevivência da “mercadoria” ou da força de trabalho, por outro lado, as viagenssão brutais e inúmeras as mortes. (...)
O autor assinala um choque de concepções na estrutura escravista: de um lado o interesse do sistema em estabelecer regras para a relaçãosenhor-escravo; de outro o senhor que não admite limitações ao seu direito de proprietário. A própria legislação se identifica com a repressão. Neste sentido também, a religião católica é considerada por Pinskycomo uma forma de controle social do escravo, pregando a resignação e a salvação eterna.
Discorre sobre a vida cotidiana do negro, que varia de acordo com o local de trabalho; sobre o lazer eo trabalho extra, sobre o sexo, a família e a religião.
Refutando a historiografia que apresenta a idéia de uma sociedade pacifista e de um negro submisso, Pinsky mostra como os escravosreagem aos maus tratos e à falta absoluta de liberdade. Organizam fugas, solitárias ou em bandos; refugiam-se em quilombos, contra os quais são preparadas investidas agressivas. Os escravos chegam, às...
tracking img