A escolal que queremos

355 palavras 2 páginas
DISCIPLINA: Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática
DATA: 01/03/2013

A ESCOLA QUE QUEREMOS

A escola é uma instituição de grande importância na comunidade. É um espaço vivo com diversas culturas e jamais poderíamos viver sem ela, lugar de socialização onde as pessoas procuram coisas melhores que aqueles que elas já têm.
Ensinar é marcar um encontro com o outro, e a inclusão escolar provoca basicamente, uma mudança de atitude. Cumprir o dever de incluir todas as crianças na escola extrapolam simples inovação educacional e que implicam um reconhecimento de que o outro é sempre e implacavelmente diferente. Pois a diferença é o que existe, a igualdade é inventada e a valorização das diferenças impulsiona o progresso educacional.
No que desrespeito a inclusão é preciso insistir no fato de que as escolas tradicionais não dão conta das condições necessárias às mudanças propostas por uma educação aberta às diferenças. Elas não foram concebidas para atender à diversidade dos alunos e tem uma estrutura rígida e seletiva no que diz respeito à aceitação e a permanência de alunos na escola.
Segundo a LDB 9394/96, a educação escolar deve vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social, tendo como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Sendo assim, a escola deve ser organizada conforme a sua clientela, procurando atender a todos de forma que respeite a cultura e as diferenças de cada um.
É práxis que cada escola fale a linguagem da região em que estar inserida. Embora em uma escola, professores e alunos falem diversas linguagens, todos devem caminhar um bem comum, onde o mais importante é que haja uma boa e significativa aprendizagem.
Sua organização funcional se apresenta a partir da direção, do corpo docente, discente, funcionários de apoio, e a comunidade familiar, estar sempre incentivando os seus filhos para que alcancem o sucesso escolar e pessoal.
Mas para que isso possa

Relacionados

  • Relatorio de estagio
    1679 palavras | 7 páginas
  • SOCIOLOGIA
    2530 palavras | 11 páginas