A escola e seu papel na atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






































































Introdução.

Nos últimos tempos, a educação emerge nos discursos políticos como meio de mobilização no contexto das transformações sociais, tornando-se necessárias possíveis mudanças no contexto escolar. Compreender a complexidade dacancha educacional de hoje, exige uma visão panorâmica da origem e evolução das transformações educacionais e isso só é possível através da analise da História da Educação. Sendo a educação um processo não acabado, logo ao longo da história humana está em construção, surgi inerente à existência do homem e sua organização social.

Esses discursos sinalizam para a importância de secompreender a educação na dinâmica de transformações do movimento político, econômico, cultural e social ocorridas de forma globalizada sendo que esse movimento exige um perfil de homem participativo, que transforma e é transformado no contexto de suas relações sociais. Diante dos vários problemas da sociedade contemporânea, como: desvalorização profissional, desemprego, violência, modificações dasrelações familiares, etc., tem-se como papel fundamental da área educacional, o de fornecer o conhecimento, para que as pessoas possam ter possibilidades e autonomia de participar efetivamente das políticas, continuando assim, a lutar por igualdade de direitos. Nesse sentido, a educação, em termos de Brasil, deve ser tratada como uma política social, que tem como compromisso fundamental à garantiados direitos do cidadão, ou, ainda a escola deve assumir um novo papel frente à sociedade, que é o de propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais.

Quem pensa que ser educador nos dias de hoje é algo simples engana-se por completo. O ato de educar é bastante reflexivo, pois é necessária conscientização da importante responsabilidade na formação dos alunos. Como formadoresde opinião é necessário, além de diversos fatores, primar pela ética e pela coerência. Por esta razão o educador carrega um fardo importantíssimo dentro de uma escola, devendo tornar-se cúmplice da aliança que fez com sua profissão, independentemente da situação difícil em que se encontra, pois sabemos que é uma profissão pela qual está sendo feita uma luta descomunal para que seja vista com seudevido valor pelos políticos e pela sociedade. E esta é uma batalha de anos e muito árdua, sendo que o aluno deve ser ciente desse caos educacional em que nos encontramos hoje.

Nesse caso é de suma importância à valorização do professor, um professor que vive cercado de livros, jornais e revistas, além de frequentar bons sites de internet, certamente têm mais possibilidades deconstruir estratégias pedagógicas do que aqueles que vivem longe dessa realidade. Dedicar tempo a conhecer outras culturas, como visitar museus, fazer viagens, analisar pesquisas, conversar fora de sua rede de amigos, entre outras coisas, dá a um professor uma melhor compreensão da diversidade do mundo. Outro fato consideravelmente importante é o fato de que o nosso professor deve ser melhor remuneradocertamente aumentar a remuneração é uma das condições para melhorarmos a qualidade da educação.


DESENVOLVIMENTO.

Estamos vivendo em uma sociedade onde valores estão sendo cada vez mais questionados, há uma pluralidade de culturas e, além disso, cobra-se da escola uma formação para a cidadania, para a tolerância e para a diversidade cultural. Em contrapartida, a busca porrespostas imediatas, a corrida frenética contra o tempo, a competição exacerbada e um mundo globalizado são alguns dos fatores que estão presentes no dia-a-dia de qualquer ser humano e que, por conseguinte, geram uma preocupação muito grande. À escola e aos profissionais da educação tem sido dada a tarefa de problematizar essa realidade e encontrar meios que desafiem os preconceitos, respeitem as...
tracking img