A escola pela paz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO “A ESCOLA PELA PAZ”

Escola Estadual de Ensino Fundamental “Patr. Prata dos Baianos”

LÍNGUA PORTUGUESA – PRODUÇÃO DE TEXTO

Aluno(a):........................................................................................Série:...........
Professor: Sérgio Alves Ferreira Data:....../....../...... Valor: 10,0

PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO

Você assistiuaos filmes “Os deuses vencidos” e “O resgate do soldado Ryan”, enfocando o maior conflito já ocorrido no mundo em toda a História da Humanidade: a Segunda Guerra Mundial, iniciada na Europa e atingindo todo o mundo de forma direta e indireta.

Essa guerra foi fruto do fortalecimento do fascismo italiano e do nazismo alemão, partidos políticos que pregavam uma nova ordem na Europa, baseando-se nadiscriminação e extermínio de populações inteiras, na mística da superioridade racial, sob o comando do presidente da Alemanha, Adolf Hitler.

Forças democráticas do mundo inteiro se aliaram para derrotar o totalitarismo fascista e nazista, dando início à guerra. Seu custo em vidas humanas foi muito alto e cidades inteiras desapareceram do mapa. Milhões de pessoas foram mortas durante osbombardeios de centros urbanos ou nos campos de extermínio nazistas, sem contar os soldados que perderam suas vidas em combate.

Uma arma terrível – a bomba atômica – foi lançada pela primeira vez pelos Estados Unidos sobre duas cidades japonesas: Hiroshima e Nagasaki, destruindo totalmente essas cidades e matando mais de 150 mil pessoas.

Com a vitória das forças democráticas (lideradas pelaInglaterra, França e Estados Unidos) sobre o totalitarismo fascista e nazista (liderados pela Alemanha, Itália e Japão), a humanidade imaginava que um novo mundo surgiria sob o signo da PAZ entre os países.

Sabendo-se que a PAZ é a esperança de todos os homens que sonham com uma humanidade livre de todo tipo de violência e das destruições das guerras, produza um texto dissertativo com o seguinte tema:“GUERRA X PAZ”

MUITAS GUERRAS E POUCA PAZ

Estar numa guerra é praticar uma atividade monstruosa, em que o homem ao se vê diante de um verdadeiro inferno, encontra dentro de si uma pessoa cruel e sem quaisquer tipos de sentimentos bons.

O homem, ao presenciar uma guerra, desorganiza suas idéias normais e começa a pensar em algo que pode se tornar impossível, como voltar para casanormal e mostrar para a família que foi um verdadeiro herói.

O ser humano, por muitas vezes pensar errado, acha e tenta convencer as pessoas com poderes inferiores, que a guerra é o caminho que se deve percorrer para alcançar a paz.

A guerra , infelizmente, está fazendo parte constante da vida de muita gente no trabalho, em casa, nas ruas e, acredite, até mesmo nas igrejas.

Na vida de cada um,na minha concepção, deve ter o diálogo como base de tudo, e mesmo que o pensamento de um seja diferente do outro, devemos tomar atitudes que não prejudiquem aqueles que são inocentes.

Se cada um fizesse sua parte, dando e seguindo bons exemplos, o mundo seria muito melhor. Ainda vai demorar muito tempo ou talvez nunca se consiga ter um mundo de paz, mas cada cidadão deve fazer sua parte eviver com a esperança de que um dia acabaremos com todo tipo de violência e, assim, poderemos viver em verdadeira paz.

Uma das guerras que encontramos em nosso país é o combate às drogas, que muitas vezes prejudicam pessoas que nunca colocaram nem um cigarro na boca.

Em todo lugar está havendo guerra, não uma guerra como foi a primeira e segunda guerra mundial , mas sim conflitos que, se nãotomarmos providências, poderão se transformar em uma verdadeira guerra em que estarão envolvidos soldados, políticos, estudantes, educadores, donas de casa e até mesmo crianças.

Já que eu não posso fazer tudo pelo meu país, deixo um recado para a escola e para meus colegas estudantes:

“Só haverá paz no mundo no dia em que todos os corações se encontrarem.”

LUTEM PELA PAZ!

Autora: Mayara...
tracking img