A escola : nosso maior patrimonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. APRESENTAÇÃO

Este projeto tem como tema “Uma reflexão sobre a atuação dos professores da EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Elizeu Santos”. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que deve considerar o entorno social dos jovens e adultos visando desenvolver suas capacidades e enriquecer seus conhecimentos e suas experiências de vida.
As reflexõesdeste projeto tratam de analisar a atuação dos professores na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Elizeu Santos. A partir dessa caracterização pode-se afirmar que este estudo tem como problema: Como ocorre a prática pedagógica dos professores nas salas de EJA?
Espera-se compreender as metodologias e recursos didáticos utilizados na EJA, visandoatender o princípio da adequação destes à realidade cultural dos jovens e adultos. Atendendo esse princípio, as propostas metodológicas da EJA devem ser diferenciadas, considerando que os jovens e adultos têm uma realidade cultural e um nível de subjetividade bastante diferente em relação às crianças, sendo necessária, então, a adequação das metodologias empregadas nessa modalidade de ensino.       Este estudo tem por finalidade contribuir para um repensar do educador atuante nas classes de EJA, fazendo o mesmo refletir sobre sua prática pedagógica, especialmente como formador de cidadãos consciente de seu papel na sociedade. Também pretende, na medida em que analisa profundamente o material utilizado, servir de auxílio a um repensar dessa escolha, relacionando-a aos objetivosda EJA previstos na legislação e no pensamento pedagógico vigente.


2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral
* Investigar como atuam os professores da EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Elizeu Santos.

2.2 Objetivos Específicos
* Refletir sobre as práticas Pedagógicas e as dificuldades enfrentadas pelos professores da EJA.
* Analisar os recursos didáticosutilizados na EJA.
* Compreender os conceitos e funções da avaliação da aprendizagem usadas na EJA.

3. JUSTIFICATIVA

A necessidade de se discutir sobre a EJA, é justamente compreender como o educador da Educação para Jovens e Adultos usa as metodologias de ensino e ao mesmo tempo perceber como o aluno atua dentro do processo de aprendizagem.
Osalunos que estudam na Educação de Jovens e Adultos devem ser entendidos como sujeitos que em algum momento afastaram-se da escola devido a fatores sociais, econômicos, políticos ou culturais, em grande parte pela evasão, repetência escolar ou pelo ingresso prematuro no mercado de trabalho.
Sendo assim, muitos deles nunca foram a escola ou dela tiveram que se afastar, quandocrianças,e ao retornarem a escola o fazem guiados pelo desejo de melhorar de vida ou por exigências ligadas ao mundo do trabalho. Com o amadurecimento e a conscientização das dificuldades causadas pela falta de escolarização, o adulto está pronto para buscar tal retomada e, sabe que se não puder enfrentar horários e provas com regularidade não será afastado, uma vez que a EJA matem o aluno matriculado eestá sempre aberta à possibilidade do retorno.

















4. QUESTÕES NORTEADORAS

* As metodologias de ensino dos educadores da EJA estão adequadas ao perfil dos alunos da EJA?
* A escola está preparada para dar suporte aos professores da EJA?
* Os materiais disponíveis para os alunos da EJA são de bom proveito parafacilitar a aprendizagem?
* Analisar a atuação dos professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

5. METODOLOGIA

Este estudo será desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica baseada nas leituras de teóricos que refletem sobre a educação da EJA e sobre a metodologia de ensino.
Será realizada também uma pesquisa de campo através de visitas à Escola Municipal de Ensino...
tracking img