A escola metodica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A escola Metódica tem origem durante o período da Terceira Republica na França, em meados do século XIX, tem como objetivo oficializar a disciplina de História como ciência e como uma história oficial, impor uma investigação cientifica afastando qualquer especulação filosófica, na busca de uma ciência a respeito de uma história verdadeira e com isso da se ênfase nos documentos oficiais do Estado.Para cumprir seus objetivos, a escola Metódica desenvolve técnicas rigorosas, respeitando o inventario das fontes, à critica documental, a organização da tarefa na profissão do historiador.
Nesse sentido surge a Revista Histórica que foi fundada em 1876, por G Monod e G. Faginiez, e seu objetivo eram se constituir como uma Instituição de uma escola histórica e acolher trabalhadores sérios noâmbito de certo ecletismo ideológico.
Entende-se como função da Revista cobrir principalmente a história européia desde a morte de Teodósio (395) até a queda de Napoleão I (1815) por um lado sob a forma de artigos de erudição e, por outro, como o auxilio de resumos de literatura.
A revista evidência o desejo de criar uma equipe de profissionais integrados nas universidades, em contato direto comarquivos, visto que o historiador deveria estar ciente de que pertencia a uma comunidade de profissionais que zela pela objetividade, e que seu papel era apresentar seus escritos sem traço da estética literária, em um discurso frio, duro, descrever apenas o que está contido na fonte, deixando o que está subjetivo nela.
Vale ressaltar que todo empenho de G. Menod pode ser explicado pelo momentohistoriográfico vivido na França, sendo que a tarefa de mapear o passado estava confiada aos profissionais liberais, principalmente aos advogados, e nas zonas rurais, este papel caberia aos membros da nobreza e da Igreja, essa situação acabava desencadeando uma ausência na formação para pesquisa histórica que, conseqüentemente, criava diferentes métodos de pesquisa.
A partir dessa situação, odocumento se desenvolve como contribuição e foi usado como matéria prima para uma pesquisa histórica, era de consciência que a partir de um momento que o evento era produzido, ele pertencia à história, todavia para que se tornasse um elemento de conhecimento histórico notável fazia se necessário esperar vários anos, que seus traços fossem arquivados e catalogados e todos “sentimentos” se dissipassem.Segundo Bourdé. “a Revista Histórica desliza, ao longo dos anos, de um feroz nacionalismo para um sensato pacifismo. Cerca de 1880 G. Menod denuncia o crime da invasão prussiana, chora sobre a anexação das Alsácia-Lorena e não está longe de apelar a vingança, cerca de 1890, começa a defender uma reconciliação franco- alemã, único meio de resolver os diferidos evitando as atrocidades de umaguerra.”(BOURDÈ E MARTIN. 1990. Pág. 101).

Cerca de 25 anos depois da fundação da A Revista Histórica, os seus colaboradores investiram a história nas universidades recentemente criadas ou reformadas, e dois desses colaboradores criam uma obra de discurso do método, sendo eles: Charles – Victor Langlois e Charles Seignobos, definem as regras aplicáveis à disciplina numa Introdução aos Estudos Históricos,estes dão uma contribuição decisiva para a constituição de uma história cientifica, defendem o historiador, tal como químico ou naturalista, não tem que investigar a causa primeira ou as causas finais. A obra de C. Langlois e C. Seignobs expressam um pensamento metódico ao explorar em detalhes os procedimentos para a coleta de fontes, operação de critica interna e externa de documentos,defendendo a compreensão do particular e do exato para se chegar a conhecer o especifico da história. Para eles a escrita da história deveria ficar restrita ao ensino superior aos períodos mais afastados, e sendo que a história contemporânea essencialmente política se baseavam em fontes oficiais, sendo assim não haveria a necessidade de aplicação da critica das fontes, dada a autencidade e segurança...
tracking img