A escola japonesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A
Escola Japonesa
e o
Controle da Qualidade

Introdução

Este trabalho mostra um pouco da história do Japão em busca da qualidade total de seus produtos, já que atualmente a mesma se encontrava em situação precária. Será apresentado também algumas pessoas que exerceram papel importante para o sucesso dessa busca; e o resultado de todo o esforço para o aprimoramento da qualidade.

AEscola Japonesa da qualidade total

Quando as forças de ocupação desembarcaram no Japão, viram-se imediatamente com um grande obstáculo: as falhas no serviço telefônico eram demasiadamente comuns. O sistema japonês de telefones não era uma ferramenta confiável de comunicação. O problema não era meramente devido à guerra que acabara; a qualidade do equipamento era baixa e instável. Conhecendo essesdefeitos, as forças americanas ordenaram a indústria de telecomunicações do Japão que começasse a usar o moderno controle de qualidade e tomasse providencias para educar o pessoal das empresas de ramo. Foi este o começo do controle estatístico da qualidade no Japão, em maio de 1945(Ishikawa).
O fato de o Japão ser um país sem recursos naturais, que deveria sobreviver da importação de produtos,tornou a qualidade uma obsessão nacional. Engenheiros e industriais começaram um intenso programa de mobilização, pesquisas e visitas a outros países, visando identificar quais seriam e de onde se deveriam trazer as técnicas que ajudariam o pequeno país a se recuperar através do aprimoramento da qualidade de seus produtos, cuja reputação era até então bastante precária.
A década de 1970 testemunhou aexpansão da economia japonesa e sua penetração nos mercados ocidentais, especialmente através das indústrias eletrônica e automobilística. Ao mesmo tempo nasceu e cresceu o interesse dos ocidentais em entender as razões do “milagre” japonês. A reação foi de perplexidade quando se descobriu que muitos japoneses atribuíam a um americano, desconhecido em seu próprio país, grande parte das razões deseu sucesso. Esse homem era Deming.

A JUSE

Criada em 1946, a JUSE (Union of Japonese Scientists and Engineers ou Sindicato dos Cientistas e Engenheiros do Japão), é uma entidade privada sem fins lucrativos, que se tornaria o centro das atividades de controle de qualidade no país.
Em 1950, a JUSE convidou William Edwards Deming para visitar o Japão, o mesmo ministrou o mesmo curso padrão deestatística que ele havia ajudado a criar, a principio, sua platéia eram técnicos e engenheiros e percebeu que se a alta administração não se empenhasse no esforço do aprimoramento da qualidade em pouco tempo a qualidade tornasse ia o mecanismo apenas para separar produtos bons dos defeituosos, sem nada fazer para que os defeitos não ocorressem ou por falta de apoio da alta administração ointeresse pelo controle estatístico cairia no vazio. Com apoio da JUSE, Deming conseguiu ser ouvido pela alta administração e dirigiu seu esforço, então, para a sensibilização dos altos dirigentes de um grupo das principais empresas do Japão, que haviam sido reunidos pela JUSE. A essas pessoas Deming disse que a melhoria da qualidade (que ele definiu com a redução da variabilidade) era o caminho para aprosperidade, através do aumento da produtividade, da redução de custos, da conquista de mercados e da expansão do emprego. Era também responsabilidade da alta administração, que começava na identificação das necessidades do cliente ou consumidor e prosseguia pelos diversos estágios da transformação de insumos, até chegar como produtos ou serviços ao mesmo cliente. Deming introduziu nesse sistema aidéia da corrente de clientes- em cada estágio do processo, o estagio precedente é o fornecedor e o estagio seguinte é o cliente. Desse modo, a corrente de clientes começa nos fornecedores de insumos e termina no cliente, que é quem paga a conta e sustenta a empresa.
Nessa ocasião muitas mensagens foram apresentadas por Deming, mensagens que viriam se tornar alicerce do moderno enfoque da...
tracking img