A escola erudita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciências da Educação
Faculdade de Educação
Curso: Pedagogia

A Escola Erudita

Disciplina: História geral da Educação
Profº: Dr Paulo Sérgio Almeida
Elane Almeida
Lena Braga
Manoel Parente
Maria do Socorro Castelo
Rosilene Quadros
Silana Souza
Willainne Gemaque

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO_______________________________________________ 1DESENVOLVIMENTO_________________________________________ 2
CONCLUSÃO_________________________________________________ 12
DRAMATIZAÇÃO______________________________________________ 13
BIBLIOGRAFIA________________________________________________

15

INTRODUÇÃO
Dando continuidade à construção do conhecimento acadêmico, no que diz respeito à disciplina História Geral da Educação, coube-nos atarefa de desenvolver uma produção textual de narrativa histórica a respeito de acontecimento e fato relacionado ao campo educacional, tendo por referência a Escola Histórica Erudita.
A principio surgiu dúvidas sobre como desenvolver tal atividade, então reunimos a equipe formada pelos discentes: Elane Almeida, Lena Braga, Maria do Socorro Castelo, Manoel Parente, Rosilene Quadros, Silana Souza eWillainne Gemaque e após a reunião finalmente decidimos abordar brevemente os representantes teóricos, dando ênfase a um dos maiores representantes do eruditismo, o Filósofo François Marie Arouet ou simplesmente como foi apelidado de Voltaire.
Visando um conhecimento mais profundo sobre o assunto pesquisamos os acervos da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, Biblioteca doInstituto de Ciências da Educação, Faculdade de História e Internet em busca de informações específicas sobre o tema.
Vale ressaltar as dificuldades encontradas para realizar a entrevista com um historiador, uma vez que poucos se mostraram solícitos e solidários em responder as nossas indagações, por conta disso, não foi possível realizar a mesma.
Tendo em vista a dimensão das características queabrangem a Escola Histórica Erudita e para não pulverizar o desenvolvimento do trabalho, abordaremos apenas alguns aspectos dessa escola.
Com relação à apresentação do trabalho resolvemos apresentá-lo em duas etapas: Na primeira faremos uma breve exposição com slides e em seguida faremos uma apresentação teatral em que vislumbraremos características da Escola Histórica Erudita como: o ofício dohistoriador, a Numismática, a epigrafia e aspectos da vida de alguns teóricos da Escola Histórica Erudita como Dom Mabillon, Fustel de Coulanges Gabriel de Monod e Voltaire .

DESENVOLVIMENTO

Quando falamos em Escola Histórica é necessário explicar que, escola nesse sentido seria um grupo de pensadores que desenvolvem modos de enxergar e escrever diferentes do tradicional para diversificar oconhecimento,
A finalidade da Escola Histórica é analisar a História minuciosamente utilizando-se de ferramentas que possam promover uma interatividade de conhecimentos que enriqueçam seu trabalho. Ela procura embasar seus conceitos nas fontes históricas.
As fontes históricas são de suma importância para o estudo da História, sobre o conceito de fontes históricas vejamos o que diz o novo dicionáriode história do Brasil: “Dá se o nome de fontes históricas à toda documentação que serve a determinado tema em estudo no plano da história, como escritos, livros, revistas, certidões etc.” Poeticamente podemos fazer uma alusão das fontes com o que conhecemos de nascente original, o termo “beber diretamente da fonte” se relaciona com procedência, proveniência, ou seja, buscarmos algo no que produz.Fonte, palavra que provém do latim fonte, no sentido figurado é aquilo que origina ou produz. As fontes históricas, como foi definida pelo dicionário são também identificadas como documentos, são testemunhos que registraram momentos da história. Esses podem ser classificados em documentos coletivos ou individuais, são escritos ou imagens que representam partes da sociedade na época em que o...
tracking img