A Escola Dos Annales RESENHA SEGUNDO PETER BUKER

2250 palavras 9 páginas
A Escola dos Annales, Segundo a Visão de Peter Burke
3 DE DEZEMBRO DE 2013THEDAYANEMENDES
Obs: Texto sobre a escola dos annales, a partir da visão de Peter Burke; referente à disciplina de Teoria e Metodologia da História I; do segundo período do curso de Licenciatura Plena em História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, realizado pela aluna Dayane Mendes Soares e entregue a professora Ma Janira Sodré Miranda em 15 de julho de 2013.

Resumo: O texto a seguir trata da Nova História, a partir da visão de Peter Burke. A revista Annales d’ histoire économique et sociali passou, através dos tempos, por diversas gerações de autores que provocaram transformações, tão, significativas no campo da historiografia, que fazem-se sentir até os dias atuais.
Escolhemos o olhar clinico deste historiador inglês, porque foi ele quem teceu algumas das discussões mais pertinentes, sobre este movimento, até hoje já propostas. Os problemas levantados pelo trabalho de Burke são tão instigantes e atuais que é comum vermos, em simpósios e encontros da academia, historiadores de ânimos exaltados ao tratarem do assunto. Ideias Chave: Nova história, Movimento dos Annales, Transformações Metodológicas.

Introdução:
Compreender os motivos que levam um historiador a pesquisar determinado tema e os meios pelo qual ele construiu sua narrativa histórica dá ao leitor a possibilidade de lançar um olhar crítico às informações apresentadas pelo estudo. Ciente da importância de se entender o estilo de cada autor para então agrupá-lo com seus semelhantes, Peter Burke se propõe explicar as etapas e os caminhos pelo qual os annales passaram desde a sua fundação, em 1929.
As narrativas historiográficas estão, sempre, marcadas pelas ambivalências de seu tempo, já que o resultado de um estudo diz muito mais sobre o pesquisador, suas crenças e seu tempo, do que, geralmente, os profissionais da historia costumam assumir. Afinal o “trabalho historiográfico situa-se

Relacionados