A escola do futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA BIBLIOGRÁFICA
Apreciação crítica de Alfredo Videira Filho sobre o texto A ESCOLA DO FUTURO – Skinner.


A ESCOLA DO FUTURO

Alfredo Videira Filho *
A avaliação sobre o texto citado foi muito simples e direta, pois como não seria, se o texto é claro e franco, abordando o assunto de forma tão simples e objetiva. Veio ao encontro de meudesejo e curiosidade no mesmo “A Escola do Futuro“, no qual busco atualmente o conhecimento e a formação adequada.

Inicia com as expressões que são utilizadas costumeiramente, demonstrando que as utilizamos para demonstrar ou dar ênfase em algum assunto, ou mesmo por medo de não sermos entendidos.
“Como eu disse anteriormente”, “Como vimos” ou “Repetindo”, são algumas dessas expressões citadasnessa parte do texto.

Interessante também a forma como mostra a ideia de que a escola pública foi inventada para oferecer os serviços de um tutor particular a mais de um estudante ao mesmo tempo. O número de discentes foi aumentando e esse modelo foi ficando cada vez mais inadequado e ineficiente. A história da educação nos mostra que os pequenos ajustamentos num sistema estabelecido, não seadequaram as necessidades e tornou-se impróprio ao atendimento das crescentes necessidades.

A educação em um sistema tão lento, como o sistema americano, faz com que os professores percam a noção de qual o defeito crucial nesse sistema. Às vezes os professores ensinam bem, mas os alunos não absorvem esse aprendizado, em outros casos apesar do ensino deixar a desejar, alguns aprendem bem, pois sãocapacitados para absorver esse conhecimento sem muito esforço. O autor nos mostra o quão deficiente é o sistema educacional vigente e aplicado nas escolas, desde muito tempo atrás e muito mais refletido agora na educação atual.

O ideal seria que os professores pudessem ensinar os alunos a desenvolverem com sucesso uma ampla variedade de habilidades.

A palavra escola, que significava o lugarde lazer ou lugar onde se conversar, passou o lugar para aulas e discussões, mas dificilmente seu significado condiz com a realidade. Atualmente é um lugar onde se vai assistir aulas onde pouco se discute, pouco se desenvolve, pouco se pensa e muito do que se vê é direcionado por um sistema que não dá escolha ou opção de avaliação, sobre o que se deve aprender ou direcionar seu conhecimento sobrequal assunto aprender.
Isso é mostrado pelo baixo aproveitamento dos alunos, que ao invés de buscar respostas á suas próprias perguntas, isto é perguntas por eles elaboradas buscando satisfazer sua necessidade de conhecimento, apenas respondem questões que lhe são passadas independentemente de suas expectativas ou desejos.
Por esse motivo, pouco do que se estuda ou “aprende”, fica retido comoconhecimento para aplicação futura. A maior parte é esquecida pois não foram utilizadas ferramentas corretas para o aprendizados. Apenas ideias impostas, como demonstra o autor, não trás cultura ou informação, apenas breves dados informativos e assuntos sem interesse, passam e caem em total esquecimento.
O quê significa “conversar”, antigamente e atualmente revivida pelos psicólogos cognitivistas?Conversar deveria ser partilhar conhecimento ou atualmente melhor definindo, partilhar informação, por ser um termo mais objetivo. Os analistas de comportamento nos explicam, conforme o autor que podemos detalhar o conhecimento como: conhecimento por compreensão e conhecimento por descrição, logo um comportamento pode ser primeiro direcionado por uma regra e depois é dirigido por umacontingência, sendo na educação acontece da mesma forma. As escolas preparam os estudantes para um mundo remoto, sendo cada vez mais vivenciado que deveria ser totalmente diferente.
As mudanças mundiais, globalização, necessidades específicas estão cada vez mais evidentes e isso torna cada vez mais distante e inadequada o modelo educacional vigente e praticado na maior parte das escolas e por quase todos...
tracking img