A escola de vidro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Parafraseando Paulo Freire: Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo.
A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta dopensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações.
Tendo essaautonomia em mãos a podemos usufruir em análises como a do texto da escritora Ruth Rocha abordado nesse trabalho, analisando os vários aspectos que o compõem, tendo como principal foco os diversos tipos de repressão. E foi por meio deste trabalho que faço breves interações com trechos de Paulo Freire que é um dos maiores exemplos de educadores do Brasil.

Reflexão Filosófica do texto: Quando aEscola é de Vidro – Ruth Rocha

O texto de Ruth Rocha não poderia ser mais metafórico e esclarecedor sobre o contexto da educação tradicional. A analogia da repressão, das cobranças, do padrão de todos os alunos terem de ser iguais e limitados por se inserirem num vidro nos faz perceber o quanto a educação tradicionalista é rigorosa, principalmente a de alguns 20 anos atrás.
É comum ouvirmos denossos pais cobranças no quesito educação, que temos de valorizar nossa educação porque isso será a nossa herança futura, que é um dos maiores bens que eles podem nos proporcionar em vida é uma educação de qualidade, que no tempo deles não havia os privilégios que tempos hoje da tecnologia e o principal, que no tempo deles a educação era tão rigorosa que chegavam a sofrer danos físicos quandodesobedeciam alguma regra imposta, como por exemplo, as antigas palmatórias, imaginemos só o “vidro apertado” em que eles estavam.
A autora do texto em suas primeiras palavras, “Naquele tempo eu até que achava natural que as coisas fossem daquele jeito. Eu nem desconfiava que existissem lugares muito diferentes...”(ROCHA, Ruth). Talvez no tempo em que a escritora estava inserida fosse bem maisrigoroso que agora. Quando se está inserido a muito tempo em um determinado contexto, tudo ao redor parece não existir, por isso a escritora fala que no tempo em que estava no vidro onde não conhecia outra realidade tudo era muito natural.
Cada menino ou menina tinha um vidro e o vidro não dependia do tamanho de cada um, não! O vidro dependia do tamanho da classe em que a gente estudava. (ROCHA, Ruth)Podemos perceber que a citação acima é bem verdadeira ainda nos dias de hoje, onde o vidro depende do seu grau de instrução, a cobrança e a responsabilidade que temos em uma faculdade é bem maior que de um ensino médio, por exemplo.
Aliás nunca ninguém se preocupou em saber se a gente cabia nos vidros e pra falar a verdade ninguém cabia direito. (ROCHA, Ruth)
O sistema capitalista realmente nãose preocupa se seus membros são adaptáveis às regras ou não, antes se importam com os padrões da sociedade e limitam as diferenças, mas não percebem que cada pessoa possui a sua subjetividade, ninguém é igual. Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formaçãodo indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações. A psicologia social utiliza freqüentemente esse conceito de subjetividade e seus derivados como formação da subjetividade ou subjetivação. A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano. Este mundo interno é...
tracking img