A escola de dewey

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESCOLA DE DEWEY

Dewey, com o apoio de Harper, conseguiu em janeiro de 1896 abrir uma escola experimental na Universidade de Chicago. Nessa escola seriam posto em prática todas as ideias que Dewey tinha em relação à educação. Ele partia do pressuposto de que o corpo e a mente deveriam trabalhar juntos, ou seja, a prática e a teoria deveriam funcionar na hora em que o aluno estivesserealizando algum projeto escolar. Essa união de mente e corpo seria constituinte de uma formação social e científica ao mesmo tempo. Dewey queria reproduzir uma comunidade em miniatura onde predominava a educação para a democracia.
A escola começou em 1896 com 16 alunos e dois professores, entretanto, sete anos depois, essa escola contava com 140 alunos, 23 professores e 10 assistentes formados. Essesalunos geralmente eram filhos de profissionais liberais e filhos dos amigos de Dewey. A escola de Dewey era posto em prática a Psicologia funcional e a democracia.
Os alunos eram divididos por idade em onze grupos para desenvolver algum projeto que tinha relação com profissões históricas e contemporâneas. Assim:

As crianças mais jovens (de 4 a 5 anos de idade) realizavam atividades que conheciampor meio da vivência em suas próprias casas ou do entorno: cozinha, costura, carpintaria. As crianças de 6 anos de idade construíam uma granja de madeira, plantavam trigo e algodão, que colhiam, transformavam e vendiam no mercado. Os de 7 anos estudavam a vida pré-histórica em cavernas por eles mesmos construídas; e os de 8 concentravam sua atenção no trabalho dos navegantes fenícios e dosaventureiros posteriores, como Marco Pólo, Colombo, Fernão Magalhães e Robinson Crusoé. À história e à geografia locais focalizavam a atenção dos de 9 anos de idade e os de 10 estudavam a história colonial, mediante a construção de habitação da época dos pioneiros. (...) Os alunos de 13 anos de idade, que haviam fundado um clube de debates, necessitavam de um lugar para reuniões, o que os levou aconstruir um edifício de dimensões significativas.

Dessa forma fica exposta claramente a participação prática dos alunos nas execuções laborais da escola. Quando o aluno fizesse o manuseio dos materiais e realizasse algumas construções a intenção era de que ele conseguisse articular a prática com a teoria, que no caso seria a Matemática, Física, Química, Idiomas, Geografia e entre outras disciplinas.¹. WESTBROOK, R.B.; TEIXEIRA, A. John Dewey. Coleção Educadores MEC. 2010.
Ao colocar o aluno diante uma situação cotidiana, Dewey conseguia mostrar como seriam aplicadas as disciplinas que eles aprendiam com aquilo que eles estavam construindo.
Isso desperta o interesse da criança fazendo com que ela valorize mais os conteúdos aprendidos na sala de aula e mostrando para ela uma finalidadedesse aprendizado.
O objetivo educacional de Dewey já era convencional, mas eram os meios de ensino que eram novos. A democracia primava não somente entre os alunos assim como em todos os que trabalhavam nesse “laboratório educacional”. Os professores se organizavam uma vez por semana para fazer o planejamento escolar. A escola se mantinha longe de conflitos, divisões e desigualdades presentesna sociedade e tudo isso contribuiu para um êxito escolar.
Dewey acalentava a esperança de inspirar àqueles que gostariam de transformar a educação pública, mas devido a sua isolação das relações capitalistas a fim de mostrar que os “alunos estavam livres de pressões econômicas. O objetivo não é o valor econômico dos produtos, mas o desenvolvimento do poder social e da pesquisa” (Dewey, 1989,p.12), ou seja, seu contexto não se encaixava na sociedade atual que é capitalista e alienante.
O fim se deu em 1904, quando o presidente Harper ficou a favor da escola do coronel Francis Parker que tinha sido incorporado na escola de Dewey um ano antes. Quando Alice Dewey, esposa de John Dewey, foi demitida, ele pediu demissão e foi trabalhar na Universidade de Columbia. Foi inevitável que após...
tracking img