A escola de bauhaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A escola de Bauhaus

A escola de Bauhaus nasceu da união da Academia de Belas artes com a Escola de Artes Aplicadas da Weimar, com a intenção de integrar arte e indústria e acabar com a distinçãoentre artesões e artistas. Ela foi fundada por Walter Grapius, em Weimar, Alemanha, em 1919. Foi transferida para Dessau em 1926 e para Berlim em 1933. No ano seguinte, a escola foi fechada porHitler, sob a acusação de ser um reduto comunista.
A escola foi concebida como uma escola democrática com o objetivo de formar profissionais no campo da arquitetura e do design que respondessem á situaçãoda Alemanha com soluções modernas e progressistas em base ao racionalismo metodológico e as pesquisas estéticas dos movimentos modernos da arte.
O método da escola consistia em introduzir osestudantes aos princípios da forma, instruí-los no trabalho com materiais, cores e texturas, orientá-los no estudo de obras pictóricas e estimular a criatividade livre. O trabalho conjunto, na escola e navida, possibilitaria não apenas o desenvolvimento das consciências criadoras e das habilidades manuais, mas como também um contato efetivo com a sociedade moderna e seus meios de produção. “A Bauhausalmeja constituir em unidade o conjunto de disciplinas artísticas- escultura, pintura, desenho e artes aplicadas – para incorporá-las a uma arquitetura de novo cunho.
Todos os alunos recebiam aulasde marcenaria, pintura, escultura e tipografia, trabalhando com vários materiais. Não se ensinava historia na Bauhaus durante os primeiros anos de aprendizado, porque se acreditava que tudo deveria sercriado por princípios racionais, ao invés de obedecer a padrões herdados do passado. Não se tratava de explorar obstratamente algumas ideais, mas de trabalhar sobre as necessidades da população.
Oprincipal campo de estudos da Bauhaus era a arquitetura, e procurou estabelecer planos para a construção de casas populares baratas por parte da República de Weimar. Atualmente a Bauhaus de Weimar...
tracking img