A Escassez De Gua Pot Vel No Planeta Um Dos Problemas Ambientais Mais Preocupantes Do S Culo XXI

1660 palavras 7 páginas
Conflitos pelo uso da água
Introdução
A escassez de água potável no planeta é um dos problemas ambientais mais preocupantes do século XXI. Ao contrário do passado, onde se via água como um recurso ilimitado, estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes quando alertam para a escassez da água. De acordo com o relatório elaborado em 2009 pela organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e Cultura (UNESCO), em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas sofrerão com o problema da falta de água.
Os conflitos pela água passam a existir quando um ou mais atores sociais estão em disputa por algo ou alguns interesses, na maioria das vezes, esta disputa ocorre a partir do momento em que o objeto disputado passou a ser escasso, para suprimento da necessidade de todos.
Esse problema de escassez de água gera vários conflitos, entre eles podemos citar o conflito entre cidades, irrigantes, navegação e geração de energia e irrigação e abastecimento urbano.
O trabalho a seguir destacará dois destes conflitos, são eles o conflito entre cidades e irrigação e abastecimento público.
Conflito entre cidades
Haver disputas por água no Brasil é uma situação que, a princípio, parece contraditória. O país detém 12% da água potável do mundo e sempre foi apontado como uma das regiões do planeta onde haverá menos riscos de falta de água neste século.
Mas as últimas estiagens mostram que essa abundância é uma ilusão. Há muita água, mas ela está mal distribuída. Cerca de 80% fica na região amazônica, onde vive 5% da população. Os outros 95% dos brasileiros precisam dividir os 20% que restam.
Esse problema se agrava porque grande parte das fontes de água nas regiões mais populosas do país está poluída demais. Um levantamento da ONG SOS Mata Atlântica mostra que 40% de 96 rios, córregos ou lagos das regiões Sul e Sudeste apresentam qualidade ruim ou péssima. Quanto mais próximo dos centros urbanos, pior sua situação.
Isso obriga cidades a ir buscar água cada vez mais longe. Em algum

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Era dos extremos
    149738 palavras | 599 páginas