A era vitoriana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Era Vitoriana

Datada de 1837 a 1901, a Era Vitoriana foi o período do reinado da Rainha Vitória, que durou 63 anos, no Reino Unido. A Era Vitoriana foi marcada por importantesacontecimentos na política colonial do século XIX. Durante este período, a Rainha Vitória promoveu a Paz Britânica, levando ao povo um longo período de prosperidade e paz. A Paxx Britannica propiciou avançostécnicos e industriais, o que levou desenvolvimento ao povo britânico. Graças a este desenvolvimento a classe burguesa da Inglaterra enriqueceu, tornando o Império Britânico um dos mais importantes nomundo. Ao final do século XIX, com as políticas do Novo Imperialismo, os conflitos coloniais aumentaram, acarretando à Guerra Anglo-Zanzibari e à Guerra dos Bôeres, na África. Tudo isso sem interferir napolítica interna, que se tornava cada vez mais liberal.

Em decorrência do aumento da população inglesa, na literatura, o romance ganhou destaque na Literatura Inglesa, pois a maioria dosescritores preocupava-se mais em agradar ao público. Destacaram-se a prosa de George Eliot, Charles Dickens, Sir Arthur Conan Doyle, das Irmãs Brontë, de Oscar Wilde, Lewis Carroll, Robert LouisStevenson, entre outros; e a poesia de Tennyson, Dante Gabriel Rossetti, Swimburne, W. B. Yeats, Robert Browning, entre outros. No teatro destacam-se os trabalhos de Mary Shelley, particularmente do clássicoFrankenstein, e do novo estilo de obras que têm como tema os míticos vampiros. Sobressaem também o gênero dramático de Oscar Wilde e as polêmicas peças de Ibsen, James Joyce e George Bernard Shaw.No presente trabalho, destacaremos os autores Charles Dickens e as Irmãs Brontë.

Charles Dickens (1812-1870)

Charles John Huffam Dickens foi o mais popular dos romancistas da eravitoriana. Sua história de vida foi marcada por um longo período de crise financeira familiar. Depois que a situação financeira da família de Charles Dickens começou a melhorar graças a uma herança...
tracking img