A era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lendo a História

A Era Vargas e o Regime Populista no Brasil e América Latina.

A Era Vargas foi antecedida por grandes acontecimentos políticos e econômicos que apontavam, mesmo que informe, para o desenvolvimento econômico, político e social, recomendado e implantado posteriormente por Vargas. O caminho para esse desenvolvimento começou a se formar a partir do Partido RepublicanoRiograndense, PRR fundado em 1882, e duas questões eram primárias e inspiradoras aos ardentes embates políticos que o Brasil viveria: a Abolição e a República. Isto atribuiria ao PRR a iniciativa do direito trabalhista brasileiro.

[pic]

Em meio a esta realidade sulista de batalha incansável pela abolição e das discussões intermináveis sobre a instauração da República, Getúlio DornellesVargas crescia. Nascido em São Borja, no dia 19 de Abril de 1882, Vargas era filho do preeminente General Manoel Nascimento Vargas, que foi herói da Guerra do Paraguai, e presidente do PRR de São Borja, e um dos maiores abolicionista daquela cidade.


[pic]
Naturalmente, Vargas seria influenciado pelo interesse político e social de seu pai, e de todos os republicanos que marchavamentusiasmados em direção ao futuro.
Vargas, desde a juventude se mostrava nacionalista. Em 1906, quando cursava a Faculdade de Direito de Porto Alegre, representou os estudantes falando na recepção do presidente Afonso Pena; o tema escolhido foi: “condenados a recomprar, manufaturados, os produtos de sua exportação”; o que mais tarde faria parte de sua trajetória política.
Entre os anos de 1923 – 1926Vargas inicia sua carreira política, ocupando espaço como deputado estadual, deputado federal e líder da bancada gaúcha pelo PRR. Durante a presidência de Washington Luiz, entre os anos 1026-1927, Vargas ocupou a posição de Ministro da Fazenda, e de 1927-1930 foi Governador do Rio Grande do Sul.
Em 1929, Vargas se candidatou a Presidência da República pelo Partido da Aliança Liberal, mas foiderrotado por Júlio Prestes. Não admitiu a derrota para Prestes e chefiou o movimento revolucionário, através do qual assumiu em novembro de 1930 o Governo Provisório (1930 – 1934).

A Política do Café com Leite.
Havia um acordo político firmado entre as oligarquias federais e estaduais durante a República Velha que se resumia na alternância de paulistas e mineiros na presidência da República. Oque se esperava é que um mineiro assumisse a presidência no lugar de Washington Luís, deposto na “revolução de Trinta”. O surgimento do Partido da Aliança Liberal se deu pela indicação do paulista Júlio Prestes como candidato do governo à presidência, pelo então presidente Washington Luís. Insatisfeitos com a infidelidade de Washington Luís ao acordo, os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sulse uniram, e buscaram coligações com outros estados. Vargas não era o candidato inicial da oposição, e sim o mineiro Antonio Carlos Ribeiro de Andrade, lançado pelos mineiros que haviam rompido com o Partido Republicano Paulista. Em 17 de Junho de 1929 Antonio Carlos cedeu sua candidatura ao gaúcho Getúlio Vargas.

[pic]

[pic]

O Golpe de 1930 e a Era Vargas
Apesar de Vargas ter feito umacordo de paz com Washington Luís, antes do resultado das eleições, que se resumia em o Governo aceitar a eleição de Deputados do Partido da Aliança Liberal, enquanto Vargas admitira a derrota e passaria a apoiar o Governo, Vargas agiu de forma totalmente contrária.Vargas se aliou ao movimento tenentista, e em grande número marcharam no dia 3 de Outubro para o Rio de Janeiro sob sua direção e dotenente-coronel Góes Monteiro, a fim de impedir a aposse de Prestes.
O presidente Washington Luís estava pressionado pelo movimento político-militar, que já havia dominado grande parte dos estados e províncias brasileiras em menos de um mês, e tendo negado ao ultimato de um grupo de oficiais-generais, liderados por Augusto Tasso Fragoso que exigia sua renúncia da presidência, teve sua prisão...
tracking img