A era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação da Era Vargas

Era Vargas :

O populismo:
É um conjunto de movimentos políticos, que teve inicio principalmente a partir do ano de 1930, estando associado à industrialização, àurbanização e à dissolução das estruturas políticas oligárquicas, que concentravam firmemente o poder político na mão de aristocracias rurais.

DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda):
A censuraexecutada pelo DIP era de extrema eficiência. Agia em todos os segmentos da sociedade e, muitas vezes, os "censores" eram pessoas respeitáveis da sociedade que, envolvidos pelo clima da época,"entregavam", até inconscientemente, as manifestações culturais que por acaso demonstrassem qual quer idéia contra o governo era censurada.

Leis Trabalhistas:
Os Direitos Trabalhistas são frutos dogoverno de Vargas: Carteira Profissional, jornada de Trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
Seu objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nelaprevistas. Ele ficou conhecido como pai dos pobres por criar os direitos trabalhistas.

Industrialização:
Getulio Vargas investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia do Vale do SãoFrancisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e estatística).

Nacionalismo:
A vida de Getúlio era no seu escritório, ora planejando e mentalizando, ora em reuniões comministros e embaixadores.
Primava pelo nacionalismo que, com restrição à dominação do capital estrangeiro dava prestigio ao desenvolvimento da produção e do capital nacional, assim conseguindodesenvolvimento das iniciativas nacionais sobre as estrangeiras.

Controle dos Sindicatos:
A preocupação do novo regime era neutralizar e anular a influência política do operariado, fazendo os trabalhadoresligarem-se aos sindicatos. O princípio norteador dessa política trabalhista foi a concepção corporativa do fascismo, que consistia na negação da luta de classes e na afirmação da colaboração entre...
tracking img