A era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ERA VARGAS

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelonacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governopassa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo. Perseguiu opositores políticos,principalmente partidários do comunismo. Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.
• Qual foi o motivo de Getulio Vargas tomar o poder?
Através de um golpe de estado que aniquilou o grupooligárquico dominado pela elite cafeeira paulista, trazendo para o poder uma junta militar, que passa o governo a Getúlio Vargas
• Qual foram as medidas tomadas em relação aos direitos trabalhistas?
Vargascriou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas como: carteira profissional, semana de trabalhode 48 horas e as férias remuneradas também são frutos de seu governo.
• O que foi a crise do café e quais as medidas tomadas no governo Vargas?
Os Estados Unidos eram o maior comprador do cafébrasileiro. Com a crise de 1929 a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimoutoneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época.
• Quais foram os focos que iniciaram uma guerra paulista?
Inicialmente ospaulistas não aceitaram a presença de um interventor militar e de fora do Estado. Embora Vargas tenha cedido as pressões, um conflito entre populares e a polícia, acarretou a morte dos estudantes M...
tracking img