A era vargas - análise da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Mírian Cristina Monteiro

A Era Vargas:
Análise da Economia

Goiânia, 2013
Mírian Cristina Monteiro

A Era Vargas:
Análise da Economia

Trabalho acadêmico, Pontifícia
Universidade Católica de Goiás da
disciplina Economia Brasileira
Contemporânea I, exigido pelo
professor Paulo Borges Campos Júnior.

Goiânia, 2013
SumárioIntrodução --------- 03
Governo Vargas 1930-1945 ------ 04
* Dá Crise á Revolução------ 04
Marcas de uma década-30 ---- 05
* Segunda Guerra e Estado Novo --- 06
Segunda guerra e a industrialização-- 06
Processo de Substituição de Importação ----- 08
Ações do governo ------ 08
Governo Vargas 1951-1954 ----- 09
Conclusão ----------- 11Referências Bibliográficas ---- 12



























03
Introdução
Este trabalho acadêmico tem por objetivo apresentar aspectos econômicos dos governos de Getúlio Vargas, compreendidos entre 1930 á 1945, marcado por autoritarismo e modernização com políticas de sustentação da renda,guiadas por um período de mudanças políticas com incidência do governo provisório, república nova, golpe militar e implantação do estado novo, como meio de redemocratização. Com investimentos voltados para indústria havia grande necessidade de planejamento e financiamento. E o período que compreende de 1951 á 1954, com tendências nacionalistas ditatoriais ...
A primeira seção do trabalhoretrata a primeira fase do governo, com a atenção voltada para a economia da país, focando impactos da crise de 29 e a revolução de 30 no cenário nacional com fortes elementos de rupturas políticas econômicas, problemas de regularização, aspectos determinantes da renda, do produto e do emprego, mostrando ainda a situação brasileira frente ao setor externo e os impactos na economia cafeeira, apresentadasnum primeiro momento denominado “Dá crise á Revolução”. Ainda na primeira seção deste trabalho é apresentado no segundo momento o modo como a segunda guerra atingiu a economia brasileira, dando subsídios á industrialização. O Processo de Substituição de Importação com precursor chave no governo, e as ações do governo viabilizando o desenvolvimento do país também são aspectos encontrados nestaseção.
A segunda seção do trabalho diz respeito ao segundo governo de Getúlio Vargas que passou por diversos conflitos, marcado por crises e greves, levando ao seu suicídio, mas, mesmo com as dificuldades enfrentadas, ás ideias de oposição, Vargas contribui muito, de forma bastante significativa para transformação da estrutura política econômica do país. Em seu governo, com o nacionalismo eautoritarismo, ele fez do Brasil, um país industrial, mudando as perspectivas do modelo adotado.
Prosseguindo o trabalho, espero poder contribuir para um melhor entendimento do assunto proposto, analisando fatos históricos para compreender o presente e projetar um futuro.











04
GOVERNO VARGAS 1930 - 1945
Dá Crise á Revolução
O Brasil passa por fortes mudançaspoliticas econômicas com a Revolução de 30, sendo possível elaboração de relações entre estado e sociedade. Com a sociedade predominante agrária a economia aos moldes do modelo agrário exportador, a política voltada para oligarquia, Getúlio Vargas assume a presidência do Brasil diante da crise cafeeira, e adota medidas que transformaram o país, com inovações institucionais. A crise de 29 fez com queos problemas brasileiros se apresentassem de forma mais clara, atentado para a classe burguesa que tiveram que tomar consciência principalmente pela economia voltada para o mercado externo, o estado oligárquico que se rompe pela impossibilidade de administrar as tensões e conciliarem-se os contrários liberados pela crise política e econômica mundial. E como diz Getúlio Vargas o problema...
tracking img