A era vargad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

ANTECEDENTES
QUESTÕES DA DÉCADA DE 1920 NO BRASIL
 Fragilidade das oligarquias cafeeiras  crises desuperprodução de café
 Aumento da dívida externa  maior carga tributária + alta do custo de vida + desemprego.
 Crescimento das disputas entre as oligarquias estaduais (sem poder na esfera federal) e as oligarquias cafeeiras.
 Maior demanda de participação política de camadas médias, burguesia urbana e operariado.
 Expressão da oposição em movimentos sociais, artísticos e políticos(Tenentismo, Semana de Arte de 1922, greves e disputas eleitorais).
 Então Acontece, o que?
Candidatura de oposição da chapa Getúlio Vargas / João Pessoa
(Aliança Liberal composta por MG + RS + PB + setores urbanos)
X
Júlio Prestes – Vital Brasil
 Este poder, até então, era controlado por fazendeiros de São Paulo e Minas Gerais, que se alternavam no poder através da política do café-com-leite.
 Agrande quantidade de revoltas e movimentos sociais que ocorreram durante a República Velha passaram a tornar o poder dos cafeicultores cada vez mais insustentável.
 Foi neste contexto que ocorreu a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder no Brasil.


REVOLUÇÃO DE 1930
 Nas eleições de 1930, até os fazendeiros mineiros deixaram de apoiar o governo federal. Isto por que opresidente paulista Washington Luís rompeu com a política do café-com-leite, indicando um outro paulista – Júlio Prestes – para assumir o governo.
 Os mineiros não gostaram. Em 1930, nas eleições presidenciais, apoiaram a chapa de oposição lançada pela Aliança Liberal, tendo o gaúcho Getúlio Vargas como candidato a presidente e o paraibano João Pessoa como vice.
 Júlio Prestes venceu as eleições,mas sob acusação de fraude. Algum tempo depois, João Pessoa foi assassinado. Estes fatos levaram os aliados de Getúlio a pegar em armas contra o governo, estourando a Revolução de 1930.
 Em 24 de outubro de 1930, Washington Luís foi deposto. Em 03 de novembro, Getúlio Vargas assumiu a presidência como chefe da revolução. Este fato acabou com a República Velha (1889-1930) e iniciou a Era Vargas. A Era Vargas é dividida, oficialmente, em Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.


GOVERNO PROVISÓRIO
 O governo provisório durou de 1930 a 1934. Getúlio Vargas assumiu a presidência em caráter provisório, até que fossem convocadas novas eleições.
 Neste período, Getúlio concentrou todo o poder em suas mãos. O Congresso foi fechado. Os governadores – chamados deinterventores – eram nomeados por Getúlio.
 Getúlio começou seu governo atendendo às principais reivindicações dos trabalhadores: criou o salário mínimo, estabeleceu jornada de oito horas de trabalho, repouso remunerado, férias e indenização trabalhista.
 Por outro lado, o governo também começou a exercer um controle muito grande sobre os trabalhadores, limitando o poder dos sindicatos. Ostrabalhadores não tinham liberdade para se manifestar.
 Os paulistas, de modo especial os fazendeiros do café, não se conformavam com a derrota sofrida na revolução de 1930 e queriam reconquistar o controle do governo. Este fato levou a eclosão da Revolução Constitucionalista.


REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA
 A Revolução Constitucionalista ocorreu em São Paulo, em 1932. Além da derrota sofridaem 1930, os paulistas não aceitavam o interventor que Getúlio tinha nomeado para o estado.
 Esta revolução foi chamada de constitucionalista pois seus líderes diziam defender o fim do governo provisório e a elaboração de uma nova constituição.
 Em maio de 1932, tornaram-se mais intensas as manifestações contra o governo provisório. Os manifestantes assaltaram uma casa de armas e redações de...
tracking img