A era napolonica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Era Napoleônica tem ínicio após o Golpe de Estado do 18 Brumário, que foi o que marcou o final do processo revolucionário na França.
Napoleão Bonaparte é considerado, para muitos franceses, ogovernante mais bem-sucedido da história da França. Algumas pessoas dizem que ele foi tão bem-sucedido devido sua habilidade como estrategista, seu espírito de liderança e seu talento para empolgar ossoldados com promessas de glória e riqueza após cada vitória.
Podemos dividir o governo de Napoleão em três períodos: Consolado, Império e Governo dos cem dias.
Consulado
Este período se caracterizoupela recuperação econômica e pela reorganização jurídica e administrativa na França.
O governo do consulado era republicano e controlado por militares, onde três cônsules chefiavam o poder executivo(Napoleão, Roger Ducos e Sieyés), mas como Napoleão foi eleito primeiro-cônsul da república era ele quem realmente governava. Apesar do cunho democrático criado pela nova constituição, era ele quemcomandava o exército, propunha novas leis, nomeava os membros da administração e controlava a política externa.
Durante o governo do consulado as oposições foram aniquiladas, a alta burguesiaconsolidou-se e os projetos de emancipação dos setores populares foram sufocados.
Com os resultados obtidos neste período Napoleão foi nomeado cônsul vitalício em 1802, devido ao apoio das elites francesas,que estavam entusiasmadas com os avanços.
Império
O Império foi implantado definitivamente após a mobilização da opinião pública. Em 1804 foi realizado um plebiscito, onde foi restabelecido oregime monárquico e a indicação de Napoleão ao trono. Em 2 de Dezembro foi oficializado Napoleão I, na Catedral de Notre Dame.
Napoleão liderou uma série de guerras, expandindo o domínio françês. Em algumtempo o exército françês se tornou o mais poderoso da Europa. Os ingleses preocupados com o poderio françês, formaram coligações internacionais contra o expansionismo francês.
Em 1805 a França...
tracking img