A era dos patriarcas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
CAMPUS - UESP – RONDONÓPOLIS
CURSO DE PSICOLOGIA

CULTURA

Magno Rafael Miranda

Rondonópolis/MT
2011/2

Magno Rafael Miranda

CULTURA

Relatório de pesquisa bibliográfica em cumprimento à nota parcial da disciplina de Ética Política e Sociedade- 4º semestre noturno do Curso de Psicologia da Universidade de Cuiabá sob orientação do Prof. Ms.Zuelem.

Rondonópolis-MT
2011/10

1. INTRODUÇÃO

Ao longo da historia muitos filósofos, cientistas, antropólogos, psicólogos, etc. Quiseram saber mais sobre as diferença existente entre os diversos povos, países e grupos humanos; que os tornavam impares e únicos.
Com este objetivo de poder elucidar a natureza da cultura foram elaborados ao longo da história diversos conceitos paramelhor esclarecer as diferentes abordagens. Hoje existem mais de 160 definições e os antropólogos ainda não chegaram a um consenso sobre o significado exato do termo cultura.
Neste trabalho veremos como Thomas Bialmes atreves do seu documentário Babies, nos leva a percorrer diversas culturas e realidades acompanhado o dia a dia de 4 bebes da mesma idade mais que moram em lugares diferentes domundo.
Cultura, constituí para a antropologia “conceito básico e central de sua ciência” Leslie A.White.

2 CULTURA

2.1 Natureza da cultura

O termo cultura ( colere, cultivar ou instruir; cultis, cultivo, instrução) não se restringe ao campo da antropologia. Várias áreas do saber humano agronomia, biologia, artes,literatura, história etc. valem-se dela, embora seja outra a conotação.Muitas vezes, a palavra cultura é empregada para indicar o desenvolvimento do indivíduo por meio da educação, da instrução. Neste caso, uma pessoa “culta” seria aquela que adquiriu domínio no campo intelectual ou artístico. Seria “inculta” a que não obteve instrução.
Os antropólogos não empregam os termos culto ou inculto, de uso popular, e nem fazem juízo de valor sobre esta ou aquela cultura, poisnão consideram uma superior a outra. Elas apenas são diferentes em nível de tecnologia ou integração de seus elementos. Todas as sociedades rurais ou urbanas, simples ou complexas possuem cultura. Não há indivíduo humano desprovido de cultura exceto o recém-nascido e o homo ferus; um, porque ainda não sofreu o processo de endoculturação, e o outro, porque foi privado do convívio humano.
Para osantropólogos, a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.


3 O Documentario Babies de Thomas Balmès
Este é um documentário dirigido por em 2010 por Thomas Balmès, sem narração que testemunha, o primeiro ano de vida de quatro crianças, que estão em quatro luigares distintos da Terra. Eles são:Ponijao um menino namibio, Mari uma menina japonesa, Bayar é um menino mongol e Hattie uma menina norte americana.

introduz quatro bebés de quatro países diferentes e mostra a experiência universal decrescer. Apresenta, também, as diferenças que lugares e culturas actuais, produzem na educação das crianças.
Ponijao
vive na Namíbia com a família, que inclui os pais e oito irmãos e irmãs. Afamília per-tence à tribo Himba, e vive numa pequena aldeia, Opuwao. A Namíbia é um país africano,banhado pelo oceano Atlântico, localizado entre Angola e a África do Sul. Situa-se num altoplanalto, com o deserto da Namíbia ao longo da costa e o deserto do Kalahari a este. Ascolheitas permanentes e a terra arável são apenas 1% do uso do solo na Namíbia. A populaçãoé de cerca de 2 milhões dehabitantes.

Mari
vive com a mãe e o pai em Shibuya, uma agitada área metropolitana de Tokyo, no centrodo ruído e da agitação da cidade. Mari é filha única e tem um estilo de vida urbano contempo-râneo. O Japão situa-se na Ásia oriental, numa cadeia de ilhas dispostas entre o oceano Pacífi-co norte e o mar do Japão. Encontra-se a leste da península da Coreia. O país é predominan-temente acidentado e...
tracking img