A ERA BRAUDEL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A era Braudel

I – O Mediterrâneo
Na época da criação da história dos Annales , Braudel tinha 27 anos , havia estudado história em Sorbonne ,dava aulas em uma escola na Argélia e trabalhava em suatese que se iniciou como um trabalho da história diplomática , de caráter comum mas bastante ambiciosa .Braudel foi contratado para lecionar na Universidade de São Paulo , de 1925 a 1937 . ConheceuLucien Febvre no Retorno de sua viagem ao Brasil , que considerou como um filho e influenciou o seu trabalho .
O Mediterrâneo se trata de um livro de grandes dimensões , sua edição original tinhaaproximadamente 6000000 palavras e seis vezes o tamanho de um livro comum , dividido em três partes que exemplifica uma abordagem diferente do passado .
Braudel tinha a preocupação de situarindivíduos e acontecimentos num mesmo contexto , ele os torna fácil de serem compreendidos ao preço de revelar sua fundamental desimportância . Ele diz , que embora a história seja “ rica em interesse humano” ,é também a mais superficial. A segunda parte de O Mediterrâneo é um tanto mais calma , chamada de “Destinos coletivos e movimentos de conjunto “ se trata da preocupação de Braudel com a história dasestruturas – sistemas econômicos , estados , sociedades , civilizações e formas mutantes de guerra . Uma presença interessante em o Mediterrâneo , um tanto irônica é a do geógrafo alemão FriederichRatzel , um alvo de críticas de Febvre , as idéias de Ratzel sobre geopolítica auxiliaram Braudel a formular as suas sobre um bom número de temas .
Havia também no livro de influência do antropólogo esociólogo Marcel Mauss , mas o medievalista Henri Pirenne , foi o que mais teve influência de Braudel . Apesar da inspiração de Braudel de atingir o que ele chamava de história total , Braudel poucodescrevia em seus textos valores , ou mentalidades coletivas , mesmo no capítulo do seu livro dedicado a “Civilizações”.
O Mediterrâneo , diferente dos livros anteriores ,deixa seus leitores...
tracking img