A ENTREVISTA NA TV Analise Do Discurdo Programa J

3244 palavras 13 páginas
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
A ENTREVISTA NA TV
UMA REFLEXÃO SOBRE A CO-CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS
Eliana Vianna Brito (UNITAU e UBC/SP) RESUMO
O ser humano revela-se como tal porque se utiliza da linguagem. Tudo aquilo em que acredita, seus valores, suas crenças, em síntese, sua visão de mundo, só adquire existência a partir do momento em que, por intermédio da linguagem, o indivíduo se desvenda para o outro, envolvendo-se, assim, num processo contínuo de interação.
Inegavelmente, a linguagem é a condição primordial para que os indivíduos possam interagir. A interação pressupõe, portanto, o uso de linguagens em suas mais diferentes formas de manifestação. Nesse sentido, pode-se dizer que os saberes construídos e difundidos pela humanidade só o foram em razão da natureza sócio-cultural do ser humano que, ao atuar lingüisticamente, envolve-se num processo de interação, por meio do qual ocorre a co-construção dos saberes, o que o diferencia dos animais irracionais.
A partir dessas afirmações, o objetivo deste trabalho é o de apresentar a análise de uma situação de interação face a face, mais especificamente uma entrevista televisionada, a fim de observarmos o modo pelo qual se dá a co-construção dos sentidos, conforme os pressupostos teóricos da Análise do Discurso sob a ótica psicossocial, preconizada por Charaudeau (1991).
Palavras-chave: linguagem; entrevista, análise do discurso ENTREVISTA: DIFERENTES CONCEPÇÕES
A entrevista, enquanto técnica de interação social, de interpretação informativa, quebra isolamentos grupais, individuais, sociais, e pode também servir à pluralização de vozes e à distribuição democrática de informações (Medina, 1990).
No Novo Dicionário da Língua Portuguesa (Holanda, 1975), encontramos no verbete entrevista a seguinte definição: vista e conferência entre duas ou mais pessoas em local predeterminado; encontro combinado [sinônimo (pouco usado) nessa acepção: entrefala]; comentário ou opinião fornecida a

Relacionados