A entrevista na psicologia e psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise e Impressão Pessoal, sobre a entrevista em Psicologia e Psicanalise.
Aluno: Marco A. Allouche

No que pude ver durante o semestre e por leitura de vários textos referente à matéria entendoque a entrevista é um instrumento fundamental do método clínico, sendo uma técnica de investigação científica em Psicologia. Por se tratar de uma técnica, possui procedimentos empíricos com os quaisse aplica o conhecimento, fazendo coexistir no psicólogo clínico as funções de investigador e profissional. Segundo Etchegoyen (2004) chama de entrevista a tudo que seja uma “visão” entre duas ou maispessoas, reservada para algum encontro especial e não para contatos regulares.
Nesse sentido, entendo que, há diferenças conceituais entre “entrevista inicial” e “primeira sessão”, já que, a partirdo momento em que os encontros passam a ter uma periodicidade estipulada e regular, eles deixam de constituir uma entrevista propriamente dita. Os objetivos de uma entrevista e da psicoterapia sãoradicalmente diferentes, em um caso é orientar uma pessoa para determinada atividade terapêutica; no outro, realiza-se o tratamento.
Não podemos deixa de observar a diferença entre entrevista,interrogatório e anamnese. A anamnese é uma investigação de dados preestabelecidos sobre o princípio e evolução de uma sintomatologia; o interrogatório tem o objetivo de obter informação, de investigar o que oentrevistado sabe conscientemente; a entrevista pretende ver como funciona um indivíduo e não como ele diz que funciona.
Como visto, existem várias formas de adjetivar uma entrevista e podemos dizerque ela é psicanalítica quando é realizada com os métodos da psicanálise ou, mais formalmente, quando é realizada por um psicanalista.
Tendo em vista que a entrevista constitui-se a mais importanteferramenta de trabalho do psicólogo ou do psicanalista ou psicoterapeuta psicanalítico para avaliar seu paciente no início e ao longo do tratamento. Parece relevante a realização de estudos como...
tracking img