A energia nuclear no contexto atual: realidade, história e (r) evolução

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ENERGIA NUCLEAR NO CONTEXTO ATUAL: REALIDADE, HISTÓRIA E
(R) EVOLUÇÃO





LUCIANO DO NASCIMENTO LEITE












Presidente Prudente
Novembro de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Campus de Presidente Prudente







A ENERGIA NUCLEAR NO CONTEXTO ATUAL: REALIDADE, HISTÓRIA E
(R) EVOLUÇÃO



LUCIANO DO NASCIMENTO LEITEOrientador: Prof. Dr. José Tadeu Garcia Tommaselli



Trabalho de conclusão de curso de especialização em Geografia da Rede São Paulo de Formação Docente.


Presidente Prudente
2011
A energia nuclear no contexto atual: realidade, História e (r) evolução.[1]

Luciano do Nascimento Leite [2]

Resumo.
O uso da energia nuclear,hoje, deve ser vista como sinônimo de “fração da matriz energética” de um país. Devido à aceleração do consumo energético mundial, se torna cada vez mais, fundamental, a diversificação da matriz energética de um país e aqui no Brasil não poderia ser diferente. Porém, há uma visão equivocada por grande parte da população (brasileira) sobre a aplicabilidade da energia nuclear. Isto é perceptível, poisa população desconhece seus múltiplos usos. Este trabalho procura contribuir para a melhor interpretação sobre fontes de energia e, de certa forma, debater como vem sendo tratada a energia nuclear nos dias atuais.
O Brasil vem insistindo em projetos de enriquecimento de urânio e ampliação de suas usinas nucleares. A construção da Usina Iperó 1, no interior do estado de São Paulo já é umarealidade, as obras seguem em ritmo acelerado. Além disso, o mercado nuclear brasileiro deve movimentar cerca de R$ 52 bilhões e criar 50 mil empregos até 2030. Hoje, a energia nuclear corresponde por cerca de 16% da energia elétrica produzida no mundo, o que torna essa fonte energética muito importante.
Palavras – Chave: energia nuclear, energia alternativa, matriz energética, radiação.

1 –Introdução.
Por mais que a economia global nos últimos dois anos e meio tenha passado – e vem passando – por turbulências, as previsões em médio prazo, ainda são de crescimento. O ritmo de crescimento da população mundial para os próximos 40 anos mostram uma possível estagnação. Porém, o estilo de vida desta população vem se alterando de forma abrupta.
Considerando estes aumentos,estaríamos preparados para mais “crescimento econômico”? Como sustentar as indústrias e as cidades? Matérias-primas, mão de obra e fontes de energia, nunca antes mereceram tanto destaque. Com este enfoque procurar-se-á ao longo deste trabalho, esclarecer os usos e desusos, os prós e os contras, que a energia nuclear poderá oferecer à humanidade, e ainda como esta questão vem sendo tratada em nossopaís.
Não se trata de explicar nos mínimos detalhes o funcionamento físico e químico deste ramo de geração de energia. Mas apenas esclarecer que a energia nuclear é aquela liberada através do núcleo dos átomos, e que o urânio, em função de suas características químicas, é um dos elementos utilizado para a geração de energia nuclear nas usinas atômicas. Por mais que sejam fascinantes asaplicações/explicações físicas e químicas sobre a energia nuclear, o enfoque deste trabalho se restringe a identificar, com um breve histórico, desde o surgimento das primeiras usinas até a situação atual das usinas na geração de energia nuclear. Em síntese, quais foram as vantagens e as desvantagens para a humanidade do uso da energia nuclear?
O uso da energia nuclear no passado era considerado umsinônimo de manipulação de armas de destruição em massa. Hoje deve ser vista como sinônimo de “fração da matriz energética” de um país. No Brasil há uma visão equivocada por grande parte da população sobre a aplicabilidade da energia nuclear. Isto é perceptível, pois a população desconhece seus múltiplos usos. Este trabalho tem como finalidade contribuir para a melhor interpretação sobre as...
tracking img