A energia no meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola São José de Vila Matilde

Raul Fernandes de Araujo

A ENERGIA NO MEIO AMBIENTE

São Paulo

2012

Raul Fernandes de Araujo
A ENERGIA NO MEIO AMBIENTE



Trabalho solicitado pelo componente curricular Redação e Expressão em Lingua Portuguesa, tendo como objetivos a elaboração de textos argumentativos a respeito do tema sustentabilidade e a obtenção de conhecimentosespecíficos no que se refere ao gênero textual monografia.

Orientadora: Prof. Elisabete Ana da Silva

São Paulo

2012

Dedicatória

Dedico esse trabalho à minha mãe e ao meu pai, por ter me incentivado durante todo o trabalho.

Resumo

O planeta passa por um periodo complexo e importante, e os governos buscam solucionar os problemas da ecologia. O objetivo desta pesquisa é identificar omodo que os cidadãos posicionam-se em frente ao problema enfocado, a sustentabilidade e como os países atuam para solucionar os obstáculos existentes. Verificou-se um grande compromentimento por parte da sociedade, porém o Estado possui barreiras, pois o problema é muito mais complicado do que parece ser. O trabalho foi baseado em pesquisas realizadas em diversos meios para se obter informacoes, taiscomo jornais, internet, livros, revistas e outras mais.
Palavras chave: sustentabilidade, problema, alternativas.

Sumario

Introdução 6
CAPÍTULO 1 - ESTILOS DE VIDA E FONTES DE ENERGIA 8
1.1 Estilos de vida e consumo 8
1.2 O problema do desperdício 8
CAPÍTULO 2 - CONSEQUENCIAS OBSERVAVEIS NO PLANETA 10
2.1 Efeitos globais 10
2.2 Ajuda 10
CAPÍTULO 3 - ECONOMIA, ENERGIA ESUSTENTABILIDADE 12
3.1 As interferências 12
3.2 Política e desenvolvimento 12
CAPÍTULO 4 - AÇÕES PARA PRODUCAO DE ENERGIA 14
4.1 Intervenções humanas 14
4.2 População 15
CAPÍTULO 5 - FONTES DE ENERGIA LIMPA 16
5.1 O resultado 16
5.2 Papel dos governos 17
Conclusão 19
Referências 20

Introdução

Introdução

Atualmente, vem sendo discutido pelo mundo todo um importante tema:a sustentabilidade é um tema que tem êxito apenas se há a colaboração da grande maioria das pessoas.
Sustentabilidade é um tema que nem todas as pessoas conhecem seu significado, de forma errônea, ela é considerada por muitos uma forma de ‘’ sustentação ‘’ que o governo realiza.
O conceito de sustentabilidade é definir as ações e atividades humanas que tem por objetivo suprir as necessidadeshumanas, de forma que estas ações não agridam o meio ambiente.
Algumas empresas buscam o tema da sustentabilidade para lucrar, e de certa forma promover ainda mais o assunto para mais pessoas.
Irei então, discutir nesta monografia qual a posição que a sustentabilidade ocupa em nossa sociedade, e quais são seus objetivos e anseios.

Desenvolvimento

CAPÍTULO 1 - ESTILOS DE VIDA E FONTES DEENERGIA

1.1 Estilos de vida e consumo

O nosso estilo de vida se baseia de forma intensa no capitalismo e produtos industrializados.
Desta forma, é produzido uma grande quantidade de lixo, que acaba por poluir o meio ambiente.
Mediante esta situação, o papel da sustentabilidade fica evidente. Através da sua divulgação, as pessoas são conscientizadas a reciclar e desenvolver ações quepropiciem um ambiente menos poluído e que possa durar mais.
Enquanto as pessoas olham para trás e vêm os danos causados ao ambiente e se mobilizam para fazer uma mudança, acontece o que chamamos de pegada ecológica.
Uma grande parte da população consome sem pensar na futura falta de energia, dos alimentos, da agua potável, vivenciando o caminho inverso do estilo de vida que necessitamos levar,gerando um exemplo errado que futuras gerações podem seguir.
Falar sobre um tema tão complexo como o meio ambiente é de suma importância, pois o tema meio ambiente desenvolverá postura e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, e de forma relevante trabalhar o tema meio ambiente como método que expressa. (REIS, 2000, p. 37)

Com isso, dizemos que o modo da pessoa encarar a...
tracking img