A EMPRESA QUE APRENDE: UMA NOVA ABORDAGEM

7023 palavras 29 páginas
A EMPRESA QUE APRENDE: UMA NOVA ABORDAGEM1

RESUMO

Este artigo tem como objetivo abordar a importância da aprendizagem dentro das organizações, trazendo reflexões acerca da concepção da Aprendizagem, teorias e modelos utilizados nos processos de Gestão do conhecimento. O aprendizado sempre exerceu um papel fundamental na evolução da humanidade, independente do âmbito social ou profissional. É cada vez mais freqüente a cobrança de sabermos lidar com novas situações, mudanças repentinas, um ritmo acelerado em nosso cotidiano. Com base neste contexto, um fator a ser levado em conta como vantagem competitiva nesta nova ordem econômica mundial é a aprendizagem. Esta constante busca pelo aprendizado tornou-se um fator de extrema importância para os indivíduos e para as organizações. Neste trabalho abordaremos quais meios de aprendizagem organizacionais têm sido utilizados pelas empresas neste novo desafio, como estão trabalhando para adquirir novos conhecimentos para atingir uma postura mais competitiva.

Palavras-chaves: Gestão e Aprendizagem Organizacional. Indivíduo. Equipes. Informação. Aprendizado. Gestão do conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos, observamos trabalhadores e gestores dispostos a aprender, e através desta capacidade nos foi possível desenvolver competências que capacitam a organização a identificar, processar e reter novas informações para ampliar o conhecimento e melhorar o processo de tomada de decisões e de sua competitividade.
Muitos gestores já se atentaram a importância do processo de aprendizagem e de suas conseqüências dentro das empresas, contribuindo assim para a realização de um campo de estudo que focaliza a aprendizagem nas organizações.
A aprendizagem ocupa um lugar de destaque, esse tema a partir do entendimento de que o aprender é uma mudança comportamental, que envolve planos afetivo, motor e cognitivo.
Enfatizo os conteúdos, os tipos, os níveis, os métodos, os contextos, as características do

Relacionados

  • Psicologia-das-cores
    88519 palavras | 355 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas