A Empresa Boi Gordo Trabalho Auditoriia

727 palavras 3 páginas
A empresa Boi Gordo foi fundada em 1988, quando o empresário Paulo Roberto de Andrade assumiu os negócios de sua família, a qual já tinha tradição na pecuária. Quando foi criada, a empresa contava com 700 hectares de terras, 310 cabeças de gado e 42 investidores denominados parceiros. Nos primeiros anos, a organização cresceu com apoio de divulgação boca a boca.
Em julho de 1994, a Boi Gordo contratou uma assessoria de imprensa e iniciou uma virada nos negócios. Em 1998, quando se tornou uma sociedade anônima e passou a ser regulamentada pela CVM, estima-se que a empresa já contava com mais de 150 mil hectares de terras, 130 mil cabeças de gado e 14 mil investidores.
O modelo de negócio da Boi Gordo baseava-se em um sistema inovador de investimento. A empresa estabelecia com os investidores um contrato por arroba. Com o dinheiro, comprava e engordava bezerros. Ao final do período de engorda, de 18 meses, a empresa garantia ao investidor uma rentabilidade de 42%, muito acima das alternativas de mercado na época. Essa taxa, convém notar, era inalcançável, mas atraiu um grande contingente de investidores. A fraude principal consistia em desviar recursos dos investidores para a compra de fazendas e o enriquecimento do controlador da empresa.
Paulo Roberto de Andrade, o arquiteto da fraude, tinha um histórico pessoal revelador: entre 1966 e 1989, ele foi processado nove vezes, tendo sido condenado em dois processos e cumprido pena de oito anos de reclusão. Um desses processos envolveu uma sociedade com seus dois irmãos, que também se tornaram seus sócios na Boi Gordo. A empresa criada por eles, a Gold System, oferecia rendimentos acima do mercado em contratos de investimentos atrelados à variação do ouro. A empresa foi acusada de estelionato e crime contra a economia popular.
A fraude na Boi Gordo foi articulada a partir de uma estrutura com tomada de decisão e controle centralizados no controlador. A empresa, até sua regulamentação em 1998, foi mantida com capital

Relacionados