A EMOÇÃO NA PERFORMANCE MUSICAL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO A MÚSICA POPULAR.

4382 palavras 18 páginas
A EMOÇÃO NA PERFORMANCE MUSICAL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO A MÚSICA POPULAR.
Amanda Queiroz, Jonas Mota, Letícia Lopes
Lorena Santos, Pedro Mutti, Sindara Ivi e Valter Pedro
Resumo: Esse relato de experiência tem como objetivo avaliar a eficácia das dicas ligadas a emoção no contexto da música popular através de um estudo experimental e quantitativo. Nossos estudos são baseados em pesquisas ligadas a emoção na música de concerto que nos mostram as possibilidades de utilizar as ferramentas de transmissão das emoções para modificar a interpretação do ouvinte. Trouxemos estas pesquisas para o contexto popular, a fim de comprovar a eficácia das mesmas neste novo universo. Este relato de experiência, foi feito durante a disciplina de Psicologia da Música ministrada pela professora Larissa Padula Ribeiro da Fonseca no curso de Música da Universidade Federal da Bahia.
Palavras-Chave: Emoção na performance, Música Popular, Estudo experimental, Psicologia da Música.
INTRODUÇÃO
Durante um semestre de curso estudando a psicologia na música e entendendo como funciona o nosso cérebro quando a executamos, escolhemos nos aprofundar na emoção como guia da performance musical para entender como acontece a comunicação emocional na música entre o executante e o ouvinte, e porque a mesma canção, quando executada de forma diferente, modifica a emoção de quem a escuta.
Apesar dos muitos mitos ligados a emoção na música estudos de Santiago, Lisboa e muitos outros comprovam que existe uma comunicação emocional muito forte entre interpretes e ouvintes. Estas emoções são passadas para o ouvinte através das “dicas” que são alterações nos elementos da música como: Ritmo, andamento, volume e articulação. Dependendo da emoção que o instrumentista queira passar para o seu público ele altera alguns destes elementos, quanto maior o número de “dicas” mais rapidamente o ouvinte vai reconhecer determinada emoção. Utilizando as dicas, os executantes e compositores podem exprimir suas

Relacionados