A embriologia do sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O sistema nervoso é originado da placa neural, a partir desta diferenciam-se as pregas neurais, o tubo neural que por sua vez origina o SNC e a crista neural tendo como diferenciação o SNP e o SNA.
Inicialmente o tubo neural é formado por células neuroepiteliais pseudo-estratificadas que constituem a zona ventricular, que dará origem aos neurônios, e as diferentes células que sediferenciarão em células microgliais da medula espinal, após a primeira diferenciação estas células se concentrarão na zona intermediária, esta se localiza entre a zona ventricular e a zona marginal. As paredes do tubo neural se espessam formando o encéfalo e a medula espinal. O sulco limitante, formado pelo espessamento diferencial das paredes laterais da medula espinal, separa a parte dorsal, a placa(lâmina) alar, da parte ventral, a placa (lâmina) basal, regiões que mais tarde estarão relacionadas às funções aferentes e eferentes, respectivamente. As células da crista neural originam os neurônios unipolares dos gânglios espinhais.
As meninges que envolvem o encéfalo e a medula espinal originam-se através da condensação do mesênquima que envolve o tubo neural, a princípio forma-se a meningeprimitiva que posteriormente sua parte externa dará origem a dura-máter e sua parte interna originará a pia-máter e aracnóide, a partir da quinta semana forma-se o líquido cerebroespinal que é um meio nutritivo para as células neuroepiteliais.
As pregas neurais são as precursoras para a formação do encéfalo, através da fusão das mesmas e o fechamento do neuropolo rostral, formando as trêsvesículas primárias das quais se forma o encéfalo, sendo: encéfalo anterior (prosencéfalo), encéfalo médio (mesencéfalo) e encéfalo posterior (rombencéfalo). O encéfalo anterior subdivide-se em telencéfalo, que dará origem aos hemisférios cerebrais, e diencéfalo, o progenitor do tálamo, hipotálamo, epitálamo, pineal e hipófise, ressaltando a origem dupla da hipófise: neuroectoderma do diencéfalo(neuroipófise) e ectoderma oral (adenoipófise). O encéfalo médio é a parte do encéfalo que menos muda, não possuindo subdivisões. O encéfalo posterior subdivide-se em metencéfalo (parte rostral), o qual origina a ponte e o cerebelo, e mielencéfalo (parte caudal) dando origem ao bulbo.
As anomalias congênitas do sistema nervoso são causadas por diversos fatores, na medula espinal ocorrem os defeitos dotudo neural (DTNs), espinha bífida ocasionadas por problemas no desenvolvimento dos arcos vertebrais. No encéfalo pode haver anormalidades na histogênese do córtex cerebral ocasionando o retardo mental, paralisia cerebral devido a fatores pré-natais entre outras anomalias como, por exemplo: crânio bífido, hidrocefalia, microcefalia.


INTRODUÇÃO
Segundo os estudos feitos sobrea embriologia do sistema nervoso devemos classificá-los em três tipos:
* Sistema Nervoso Central (SNC), que compreende o encéfalo e a medula espinhal;
* Sistema Nervoso Periférico (SNP), que compreende os neurônios fora do SNC e os nervos cranianos e espinhais que ligam o encéfalo e medula espinhal com as estruturas periféricas;
* Sistema Nervoso Autônomo (SNA), que apresenta partesno SNC e SNP e consiste em neurônios que inervam os músculos lisos, cardíaco, esquelético e epitélios glandulares;
Antes mesmo da formação do SN a formação do embrião é dada quando o gameta masculino (espermatozóide) fecunda o oócito II, gameta feminino da mulher. São duas células n, em que cada uma apresenta 23 cromossomos, ao ocorrer a fecundação, há a formação do individuo normalcom 46 cromossomos. A formação do embrião é dada por várias etapas específicas na preparação do próprio para diferenciação final de desenvolvimento.
Neste trabalho serão redigidos todos os eventos de diferenciação e desenvolvimento, para formação de nosso SN, no processo que chamamos de neurulação. A fase citada ocorre no inicio da 3º semana, no dia do 22º e 23º dia do desenvolvimento...
tracking img