A elevada carga tributaria

Páginas: 2 (332 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
A ELEVADA TAXA TRIBUTARIA NO BRASIL

A carga tributária é a quantidade de tributos (impostos, taxas e contribuições) das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) que incidem sobre aeconomia e que é composta pelos indivíduos, empresas e os governos.

“Atualmente, o País ocupa a 15° posição entre as nações com as maiores cargas tributárias, em lista liderada pela Suécia. Nestepaís, a participação da carga tributária no PIB (Produto Interno Bruto) é de 44,08%, enquanto no Brasil é de 35,13%. A lista foi elaborada pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento).”Viviam Klanfer Nunes

Na Suécia e Noruega, por exemplo, onde os impostos também são altos existe uma grande diferença quanto ao tratamento dos recursos públicos. No Brasil, o problema é a falta decomprometimento para atender a população de forma satisfatória. “Há eficiência para arrecadar e ineficiência para investir. Enquanto isso, o PIB da economia informal se expande, desviando bilhões doscofres públicos e inserindo o País no ranking da desorganização produtiva”, explica Chapina Alcazar.

No Brasil, essa carga é altíssima, porém o serviço público como saúde, educação, segurança,serviços urbanos, sociais e infraestrutura são de péssima qualidade e não atende as necessidades dos cidadãos que contribui para que o retorno seja satisfatório, causando assim grande revolta na população,que acaba pagando duas vezes quando recorre ao serviço privado como educação e saúde,
Logo, não há um gasto racional e sim uma falta de controle no gasto público, um serviço completamenteineficiente, à medida que o tributo é de primeiro mundo e serviços de terceiro.
Melhorar a tributação é acrescentar a participação dos tributos diretos no total (imposto de renda, por exemplo), diminuir aomáximo a tributação sobre produção e investimentos, e reverter a regressividade do sistema.
Um gasto com mais qualidade, constitui em desviar escolhas e preferências públicas, mas, também,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ELEVADA CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL
  • carga tributaria
  • Carga tributária
  • Carga tributária
  • Carga tributaria
  • A carga tributaria
  • Carga tributaria
  • carga tributária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!