A elaboração de um diagnóstico da problemática social/regional e as importâncias dos indicadores sociais

2132 palavras 9 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Curso superior SERVIÇO SOCIAL

TAISE ROBERTA PEREIRA

TEMA:
A ELABORAÇÃO DE UM DIGNOSTICO DA PROBLEMATICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL E A IMPORTANCIA DOS INDICADORES SOCIAIS.

ASSIS
2013

TAISE ROBERTA PEREIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em serviço Social –6°Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas : Oficina de Formação:Projeto de Intervenção, A Realidade Regional e o Serviço Social e o Estágio Curricular Obrigatório II.
Professores: Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kenkamp, Rosane Aparecida.B.Malvezzi e Valquiria A.Dias Caprioli
Tutor Eletrônico: Glaucia Lequize Mato
Tutor de Sala: Ana Paula Macieira

ASSIS
2013
1- INTRODUÇÃO

Os indicadores sociais, se configuram em uma discussão recente no Brasil, mas, é cada vez mais evidente a sua importância para o processo de gestão. A utilização de indicadores sociais tornou imprescindível, uma vez que se configura em um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos, serviços sociais.
A história das políticas públicas no Brasil tem na década de 1930 um marco fundamental. e a partir desse período que a gestão pública passou a ser pensada com base em uma racionalidade administrativa, buscando-se eficiência na condução dos negócios públicos e representou o fim de um modelo personalista de administração pública.
Foram identificados os principais fatores que facilitam, e aqueles que inibem o uso desses indicadores no processo de formulação das políticas públicas. Os "indicadores sociais" são vistos como instrumentos de relevância para utilização no processo de gestão pública.. Os principais

Relacionados