A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL E A IMPORTANCIA DOS INDICADORES SOCIAIS

982 palavras 4 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
Indicadores Sociais são medidas, normalmente estatísticas, que resumem as características de uma sociedade. Os indicadores mostram a realidade social em números que traduzem os fatos sociais, respondem questões referentes ao modo de viver das pessoas apontando os problemas da população podemos pensar em possíveis soluções.
Indicadores sociais são construídos através dos censos demográficos, pesquisas amostrais e dados dispostos em registros administrativos, onde refletem a realidade social da área pesquisada; os indicadores tem grande importância nos debates de políticas publicas, principalmente na formulação de políticas sociais; possibilitam o monitoramento das condições de vida e bem – estar da população por parte do poder publico e sociedade civil; proporcionar uma visão clara da realidade social para tanto auxiliam nas tomadas de decisões e assessora na redistribuição das riquezas geradas, dinheiro publico, que deve ser aplicado de forma correta e transparente nas áreas de maior desigualdade social. Os indicadores facilitam a ampliação, implementação e formulação de políticas públicas. Segundo Jannuzzi: “Em uma perspectiva programática o Indicador Social é um operacional para monitoramento da realidade social, para fins de formulação e reformulação de políticas públicas”.

2 DESENVOLVIMENTO
Políticas sociais são atividades administrativas com objetivo de atender de maneira coletiva a um determinado público alvo, devem ser implantadas onde á demanda social, em áreas vulneráveis. Os resultados dos indicadores são importantes tanto para os gestores como para os profissionais que trabalham com a questão da desigualdade social, as ações realizadas no enfrentamento dessa questão é o espaço especifico de atuação do assistente social; através dos indicadores podemos ter uma noção geral das

Relacionados