A Elaboração de um Diagnóstico da Problemática social/regional e a importância dos indicadores sociais.

2406 palavras 10 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O Brasil vive atualmente uma crise político-econômica social, que tem despertado profissionais de várias áreas uma reflexão acerca da administração de Estado Brasileiro, com relação ao enfrentamento da miséria que atinge uma parcela significativa da população. Uma reflexão capaz de despertar nos profissionais principalmente do serviço social, a busca por uma atuação voltada para elevar a qualidade e a quantidade de atenção aos brasileiros.
Com a Constituição de 1988, o Estado passou a reconhecer os direitos sociais à educação, à saúde, o trabalho, o lazer, à segurança, à previdência social, à proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados entre outras.
O presente trabalho traz um estudo da realidade territorial de município de Feira de Santana, demonstrados pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que é realizado através de pesquisas e levantamento de dados com o objetivo de traçar um retrato do território, a dinâmica social das famílias que nele vivem. Conhecer as necessidades da população e fazer uma analise reflexiva e objetiva dos indicadores sociais para possíveis mudanças junto às políticas públicas.

2 DESENVOLVIMENTO
Feira de Santana é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado à 108 km de sua capital Salvador, a qual se liga através da BR-324. Também apelidada como Princesa do Sertão, é a segunda maior cidade do interior da Bahia e com mais de 686 mil habitantes.
A cidade originou-se de uma fazenda da Paróquia de São José das Itapororocas. A fazenda recebia o nome as Santana dos Olhos D’Água e por ali passava a estrada das boiadas, onde passava-se com o gado que deveria ser vendido em Salvador, Cachoeira e Santo Amaro.
Com o movimento de vaqueiros e viajantes formou-se

Relacionados