A eja e seus objetivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A EJA, como processo diferenciado em relação à educação de crianças,
necessita de elementos apropriados para atender às peculiaridades típicas do processo;esses elementos podem ser especificados nasseguintes categorias, a saber: professores,ambiente físico,conteúdos, metodologia própria.
É nesse espaço que o educador pode melhor exercer a função social e política do seu trabalho na Educação deJovens e Adultos. No trabalho cotidiano do professor, nas situações que enfrenta no dia-a-dia, nos conteúdos que trabalha em sala de aula, na forma de se relacionar com os alunos é que se encontra amaior fonte para suas reflexões, para compreensão de seu papel e para o repensar de sua própria atuação.Em função de suas múltiplas responsabilidades frente a esta modalidade educacional específica, oeducador de jovens e adultos deve fazer, regularmente, uma revisão crítica de sua própria atuação, permitindo que os principais interessados, que são os alunos, manifestem suas opiniões a respeito doque se tem construído em sala de
aula, a partir desta interação entre educador e educando.
Ao entrar em um curso de Educação de Jovens e Adultos, o estudante não estará apenas sendo alfabetizado.Isto é muito pouco para o conteúdo do direito à educação,além da alfabetização, etapa propedêutica, o aluno deve ter acesso aos conhecimentos que todo o indivíduo que frequenta a escola na idadeconvencional está recebendo.
Conhecer o mundo em que vive para poder agir sobre ele com consciência crítica e efetividade, sobretudo em nosso tempo, não pode dispensar a escolaridade plena.
Como Freire(1983), acredita-se que a educação de jovens e adultos não deve ser apenas simples técnicas mecânicas de ler e escrever. Nesse caso, a formação de professores para esse tipo de ensino deve ir além detreinamentos e cursos de capacitação, que os torne apenas um técnico em aprendizagem. Faz-se necessário, em contrapartida, além de teorias, o conhecimento de uma metodologia voltada para uma educação...
tracking img