A eficácia do mehlich-1 para analisar a disponibilidade de fósforo em solos cultivados com arroz irrigado por alagamento no rio grande do sul.

381 palavras 2 páginas
A eficácia do Mehlich-1 para analisar a disponibilidade de Fósforo em solos cultivados com arroz irrigado por alagamento no Rio Grande do Sul.
Cicera Carlos De Alencar, Saul Fagundes, Eloir Missio, Jessica Correa Alves, Nelson Mario Victoria Bariani

Resumo

O Fosforo (p) é apontado como um dos principais nutrientes para a orizicultura irrigada por alagamento no Rio Grande do Sul .Quando o solo não tem a capacidade de suprir as quantidades de P exigidas por essa atividade econômica a pratica de adubação deve ser empregada. Sendo assim a obtenção de uma metodologia mais adequada para o estabelecimento da adubação fosfatada possibilitará a maior racionalização na utilização de fertilizantes, permitindo maior economicidade e máximo rendimento da cultura do arroz. Outro aspecto importante a ser considerado é que um método mais eficiente para estimar a disponibilidade de fósforo, junto com futuros trabalhos de calibração para a dosagem de adubo fosfatado para as culturas, evitará a aplicação de uma excessiva quantidade de fósforo no agro ecossistema, evitando possíveis impactos ao ambiente, especialmente nos mananciais hídricos. Vários métodos têm sido desenvolvidos no intuito de avaliar a disponibilidade de P às plantas, sendo eles classificados em categorias . Levando em consideração que o extrator Mehlich-1 (um extrator ácido que solubiliza frações de fosfatos de Ca e de Al e de Fe) é o mais utilizado pelos laboratórios de análises de solos do Brasil para avaliar a disponibilidade de (P) esse trabalho tem por objetivo avaliar sua eficácia nesse processo. Essa solução tem como princípio a solubilização de fósforo, potássio e micronutrientes do solo pelo efeito do pH,entre 2 e 3, sendo o papel do íon cloreto o de restringir o processo de adsorção dos fosfatos extraídos . Para isso foi utilizado a avaliação de diversos métodos para a estimativa de disponibilidade de fosforo em região de várzeas no Rio Grande do Sul inclusive Mehlich-1.Os resultados de analises

Relacionados

  • Nutrição mineral
    47704 palavras | 191 páginas
  • apostila de hidrologia
    143298 palavras | 574 páginas