A eficaciada equoterapia em criancas com simdrome de down

1149 palavras 5 páginas
A EFICÁCIA DA EQUOTERAPIA NO TRATAMENTO DO EQUILÍBRIO PSICOMOTOR DE CRIANÇA PORTADORA DE SÍNDROME DE DOWN

Maria Isabel Alves Silva Guajajara
Priscila Vieira Araujo

RESUMO

O individuo com síndrome de down apresenta varias limitações físicas e mentais, tais como diminuição do tônus muscular, mãos menores com dedos mais curtos, aumento do peso corporal e comprometimento intelectual. A equoterapia é uma técnica terapêutica que se baseia na utilização do cavalo como instrumento de trabalho. Este estudo visa destacar a possibilidade do uso de equoterapia para estimular à motricidade da criança portadora de Síndrome de Down, respeitando seu limite pessoal e observando seu potencial de desenvolvimento.
Palavras chave: equoterapia, estudo, criança, síndrome de down.

ABSTRACT

The individual with Down syndrome presents various physical and mental limitations, such as decreased muscle tone, smaller hands with shorter fingers, increased body weight and intellectual impairment. The hippotherapy is a therapeutic technique that is based on use of the horse as a working tool. This study aims to highlight the possible use of equine therapy to stimulate the motor skills of children with Down Syndrome, respecting their personal limit and observing their development potential.
Keywords: equine therapy, study, child, down syndrome. 1. INTRODUÇÃO
A equoterapia auxilia na normalização do tônus muscular e melhora o equilíbrio por meio da andadura do cavalo. A terapêutica utilizando o cavalo, oferece um movimento tridimensional, variável e repetitivo. A grande variedade desses movimentos propicia reabilitação, pois são varias as informações sensórias que serão passadas ao paciente, e que podem ser associadas a outras técnicas terapêuticas.

Durante seu deslocamento o cavalo produz um movimento tridimensional nos sentidos vertical (para cima e para baixo), horizontal (para frente e para trás), e lateral (para direita e para esquerda). Estes movimentos são

Relacionados