A eficácia do planejamento e controle da produção para o atendimento de pedidos na industria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A EFICÁCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO PARA O ATENDIMENTO DE PEDIDOS NA INDÚSTRIA

Denise Euflausino de Souza
Guilherme Leonardo de Araujo Mata
Pedro Maico Cadorna de Sousa

Orientador especifico: Profº. Esp. João Batista Vianez da Silva *
Orientadora metodológica: Profª. Esp. Elaine Alves Testoni*

RESUMO

A pesquisa teve a finalidade de revelar e apresentar informaçõese estratégias significantes em relação à adequação do planejamento e controle da produção na difícil tarefa de atender altas demandas em tempo hábil. Para tanto, foi realizada uma busca bibliográfica e exploratória com a intenção de mostrar a eficácia e as vantagens no uso das ferramentas adotadas no planejamento controle da produção para o sucesso nas entregas, visando maior lucratividade nasindústrias, satisfação dos clientes e crescimento perante a concorrência.

Palavras Chave: Planejamento. Pedidos. Ferramentas.

INTRODUÇÃO

A difícil missão de prospectar e de acompanhar as mudanças do mercado e a constante variação da demanda em relação ao programado, deixam os administradores em uma situação complicada quanto à tomada de decisão. As inovações tecnológicas e as informaçõesavançadas são parceiras importantes na contribuição do plano estratégico.
O planejamento dá as bases futuras de ação bem como o momento certo para cada ação ocorrer, o controle e a organização entra em sintonia para atingirem os objetivos. A necessidade do PCP numa indústria então é indispensável. (Moreira, 2008).
O PCP tem função muito importante em todo o processo produtivo, visto que nocenário competitivo erros e atrasos são inaceitáveis, para tanto se faz necessário a utilização das ferramentas que o PCP emprega.
O objetivo dessa pesquisa é mostrar a eficácia do PCP nas indústrias quanto ao processo produtivo, atendendo de forma rápida as demandas em excesso. Dessa maneira, o artigo responde a seguinte pergunta: Como o PCP é administrado para a pontualidade no atendimento a pedidosem tempo hábil?
A hipótese é de que por intermédio da utilização das ferramentas no processo de produção a excessiva demanda seja atendida com eficácia e os estoques sejam controlados sem que haja desperdícios e prejuízos, e, contudo sejam entregues em tempo hábil para satisfação dos clientes contribuindo para o sucesso frente à concorrência.
Para sustentação metodológica foi realizada umapesquisa bibliográfica e exploratória em que informações foram extraídas de vários livros e sites referentes ao assunto.
O presente artigo dividiu-se em três seções. Na primeira, a introdução; na segunda, a fundamentação teórica, que sustenta as principais idéias de planejamento e administração da produção e na terceira, as considerações finais.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com base no que foi expostona primeira seção, a finalidade deste referencial é mostrar que o planejamento eficaz e o controle nos procedimentos, eleva o nível de sucesso nas indústrias baseados nos conceitos utilizados no PCP, com foco nas ferramentas de apoio.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Uma boa administração da produção deve se preocupar e cuidar essencialmente de sete tópicos, que contribuem positivamente em um bomsistema de administração da produção e logo no embasamento necessário que o responsável pela tomada de decisões necessita para minimizar ao máximo as possibilidades de erros e incerteza, (HENRIQUE L. CORRÊA, IRINEU G. N. GIANESI, MAURO CAON, 2007) SÃO ELES:

Planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva da organização, planejar os materiais comprados, planejar os níveis adequados deestoques de matérias-primas, semi-acabados e produtos finais nos pontos certos, programar atividades de produção para garantir que os recursos produtivos envolvidos estejam sendo utilizado em cada momento nas atividades certas e prioritárias, ser capaz de saber e de informar corretamente a respeito da situação corrente dos recursos (pessoas, equipamentos, instalações, materiais, e das ordens de...
tracking img