A eesencia do metodo teologico

5206 palavras 21 páginas
1. A Essência do Método Teológico
“Teologia é o estudo de Deus”, é o “Discurso sobre Deus”. Estes dois conceitos, comuns e grasnantes no meio teológico, parecem insuficientes para expressar pontualmente o que é teologia. Ela não é exatamente o “estudo de Deus”, pois Deus não é “objeto” de estudo, Ele sempre é Sujeito. Não é apenas “discurso”, pois qualquer discurso nem sempre parte da fonte correta.
Teologia é o estudo da Revelação de Deus com vistas à formulação de respostas sobre Sua vontade à humanidade e seu relacionamento com a mesma em tempo e locais específicos.
É o estudo da “Revelação” e a “Revelação” é a palavra escrita de Deus, a Bíblia sagrada. Não há como existir um “fazer teológico” sem princípio meio e fim na Revelação porque não há como aprender sobre Deus se não for ao estudo da Revelação que Ele dá de Si mesmo. Esta revelação foi dada em um tempo e espaço específicos, contendo assim, diversos conceitos, mas embasando cada conceito estão princípios eternos e imutáveis baseados no caráter de um Deus justo, imutável e onibenevolente.
Esta tentativa de resposta não pode partir de princípios filosóficos ou pragmáticos, haja vista que seria baseada em métodos gnosiológicos ou progressistas e, portanto, métodos passíveis de maiores possibilidades de erros e lucubrações meramente naturais. O conhecimento natural é totalmente insuficiente para alcançar a vontade de Deus, que é loucura para os que perecem. Portanto, o estudo da teologia parte da loucura de Deus para tentar esclarecer ao homem a vontade divina. Teologia é a tentativa de explicação da loucura de Deus. 1. A Teologia é uma Ciência?
A Teologia é uma ciência? Sim e Não. “Sim” no sentido do conhecimento, estudo, busca por respostas de forma sistemática e organizada. “Não” no sentido científico moderno, no qual toda Ciência deve ter um objeto de estudo, métodos, rigor analítico e fatos experimentáveis. Na prática percebeu-se que a divisão da teologia em quatro grandes áreas era

Relacionados