A EDUCAÇÃO E SUAS REFORMAS COMO ELEMENTOS IMPULSIONADORES DA MODERNIZAÇÃO NO BRASIL

4888 palavras 20 páginas
A EDUCAÇÃO E SUAS REFORMAS COMO ELEMENTOS IMPULSIONADORES DA MODERNIZAÇÃO NO BRASIL

Trabalho Científico apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, solicitado pelo Professor Florentino Carvalho Pinto, da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Feira de Santana, Bahia. Outubro - 2013

RESUMO
Este trabalho apresenta e aborda o sistema educacional brasileiro nas ultimas décadas, bem como suas transformações, reestruturações e reformas ao longo dos anos frente aos processos de modernização que ocorreram e ocorrem no país. A partir disso serão traçados os dados históricos da educação e economia em vista as constantes necessidades e mudanças ideologias econômicas, políticas, e capitalistas, bem como as mudanças nos paradigmas sociais, os processos de produção, novas tecnologias, a produção de informações adaptada à cultura urbano-industrial capitalista e a permeabilidade dos projetos políticos-pedagógicos e econômicos aos vários graus de difusão da educação na modernização brasileira.

Palavras-chave: educação, modernização, reformas educacionais, economia.

INTRODUÇÃO
Conforme o sistema de ensino passou a ser questionado, em face aos limites outrora conservadores da educação nos últimos 500 anos, a necessidade de novas formas de provimento do saber e trabalhista só começou a ser amplamente difundido a partir do ano de 1990. Os paradigmas e mudanças na sociedade, nos meios de produção, nas relações sociais, e tecnológicas ante o capitalismo, trouxeram consigo as reestruturações e reformas tanto educacionais e econômicas, quanto políticas e estatais.
Em virtude disso, objetiva-se a discussão e apresentação dos aspectos relacionados à impulsão da modernização do país através da educação, como resultado de todas as suas reformas e influências, tanto ao longo da historicidade escolar, quando no sentido econômico com todas suas intemperanças e oscilações até os dias atuais.
O trabalho apresenta cunho

Relacionados