A educação nos quinhentos, seisescentos e setecentos

2277 palavras 10 páginas
A EDUCAÇÃO NOS QUINHENTOS, NOS SEISCENTOS E NOS SETECENTOS
Mário Alighiero Manacorda

RESUMO

Este artigo tem por objetivo, informar sobre as propostas de reformulação na Educação no Período de Quinhentos, Seiscentos e Setecentos, contribuindo assim para o esclarecimento de livros, textos e outros artigos formulados. A educação nos Quinhentos e Seiscentos abrange a escola no contexto da reforma protestante, no momento da contra reforma, abarcando também a educação através da sátira, da utopia e a revolução na mesma. Fazendo assim,uma análise cronológica destes momentos e ideais fazendo uma ligação ao tema proposto.

E no período de Setecentos houve o surgimento de novas tentativas no processo evolutivo educacional e cultural. Através da língua latina buscará transmitir métodos didáticos , por caracterização da modernização serão considerados como conteúdo ”real” ou “mecânico” ( cientifico-técnico ). Há também a desvinculação do poder totalitário da Igreja sobre a Educação, passando está a ser um assunto do estado. E novos meios de instrução que serviram de base para a Educação que hoje assistimos.

A reforma e a escola
Através dos movimentos populares vistos como heréticos, houve uma propagação da instrução bíblica sem mediação do clero. A contribuição de Jan Hus (1374-1415) foi de codificar a ortografia tcheca. Sendo assim, a característica comum dos povos que se rebelaram contra a Igreja de Roma, eram as buscas por novas formas de instrução “popular e moderna”.
Durante a repressão de 1525 potencializada pelo grupo mais radical do movimento promovido pelos camponeses, que junto aos artesãos e pobres criaram um sistema de ensino popular que envolvia a instrução tanto aos filhos dos ricos quanto dos pobres, por meio de uma pároco, capelão ou mestre que fosse mantido pela verba dos feudos abolidos.
Manacorda ressalta o importante papel de Lutero na Alemanha, por seu forte posicionamento e articulação quanto a inovação do sistema escolar. O

Relacionados

  • A educação nos quinhentos, seisescentos e setecentos
    312 palavras | 2 páginas