A EDUCACAO OU A UTOPIA NECESSARI1

4296 palavras 18 páginas
Pág.
EDUCAÇÃO
Um tesouro a descobrir (Delores, 1998)
Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI

Observação

De 5

à 23

De 27

à 29

De 31

à 32

De 33

A educação ou a utopia necessária
Perante os múltiplos desafios suscitados pelo futuro, a educação surge como um trunfo indispensável para que a humanidade tenha a possibilidade de progredir na consolidação dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social.
A educação e também uma declaração de amor a infância e a juventude, que devem ser acolhidas nas nossas sociedades, reservando- lhes o espaço que, sem duvida, lhes cabe no sistema educacional e também no seio da família, da comunidade de base e da nação. Esse dever elementar deve ser constantemente evocado para que seja levado em consideração, inclusive, nas tomadas de decisão de ordem politica, econômica, e financeira.
A comissão considera as politicas educacionais um processo permanente de enriquecimento dos conhecimentos e dos saivor faire e talvez, sobretudo um recurso privilegiado de construção da própria pessoa, além das relações entre indivíduos, grupos e nações.
Para nossa comissão, a tarefa, em particular, de superar o obstáculo da extraordinária diversidade de situações no mundo, assim como de empreender analises e tirar conclusões validas para todos, apresentava se como algo sem duvida, impossível.
Apesar disso, a comissão esforçou se põe elaborar suas reflexões em um quadro prospectivo, dominado pela

Relacionados