A educa o feminina atrav s de uma institui o escolar um fen meno recente de estudo

2609 palavras 11 páginas
A educação feminina através de uma instituição escolar é um fenômeno recente de estudo na historiografia. Durante séculos a mulher foi remetida, de modo geral, a uma situação de subordinação e de dependência dos pais e/ou maridos. Conforme Saint-Hilaire (1940), a mulher era tratada como uma escrava e equiparada, muitas vezes, pela sociedade a um cão.
Vista assim, como objeto sexual do homem, colonizador e proprietário. Dentro de casa, elas recebiam instruções de suas mães, escravas, avós, governantas e tias, tais como: bordar, cozinhar, costurar e outros afazeres, em sua maioria ligada ao cotidiano doméstico.
O objetivo deste trabalho é evidenciar como se deu o acesso do gênero feminino ao sistema educacional durante o período colonial, bem como qual o grau e o tipo de instrução recebido. Metodologicamente optou-se por uma abordagem bibliográfica e documental.
Segundo Franco (2000), se a condição educacional da mulher branca, “elitizada”, era tida como inferior, a negra escravizada era inexistente e tida como desnecessária para a sociedade patriarcal da época.
Palavras-chave: Gênero. Sociedade. Educação
1 Introdução
A economia colonial brasileira nasceu de uma sociedade patriarcal, na qual o gênero feminino ocupava uma posição de inferioridade em relação ao gênero masculino, em que essa particularidade afetou e perpetuou a imagem da mulher como sendo um ser
“passivo” e obediente, difundindo essa imagem durante séculos.
Nessa sociedade, a mulher ficava em segundo plano em relação ao homem, isto no aspecto econômico, social e principalmente político. Durante muito tempo, a historiografia tradicional deixou a mulher à margem da sociedade, e quando retratada, era de forma condicionada, atrelada ao homem, inferiorizando-a. As relações entre os gêneros ocasionou a consequente posição que a mulher tem diante da família e da sociedade, formando parte de um sistema caracterizado pela dominação masculina em detrimento da mulher.
Segundo Freyre (1977, p. 93):
2
No regime

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas