A educação e o processo de mudança social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Educação e o Processo de Mudança Social
Introdução
O ponto inicial que motiva o processo educacional é a consciência do ser humano como incompleto, inacabado. Isso resulta em uma busca constante que crê na falta de sua reflexão sobre si mesmo para alcançar a perfeição. E este processo, onde o homem é sujeito e não objeto, é um processo pessoal, mas não individual, proporcionando umaverdadeira idéia de consciências.
Saber-Ignorância
A educação envolve graus não absolutos, pois somente Deus sabe de maneira absoluta, e como não existe sabedoria absoluta, também não existe ignorância absoluta, mas uma consideração do saber ou da ignorância. O saber é em si mesmo o testemunho do novo saber que irá superá-lo.
Amor-Desamor
O amor é uma intercomunicação íntima de duas consciências que serespeitam e que são sujeitas desse amor, mas a ânsia de impor-se aos demais pode distorcer o amor. Quem não for capaz de amar os seres inacabados não é capaz de educar. Nada se pode temer da educação quando se ama.
Esperança-Desesperança
Não se inicia uma busca sem esperar algo, por isso não existe educação sem esperança.
O Homem – Um Ser de Relações
A capacidade de distinguir entre o eu e onão-eu permite ao homem sair de si e projetar-se no outro, tornando-o um ser de relacionamentos e não apenas de contatos.
Características
O homem a vocação de obter uma realidade, fazendo-a objeto de seus conhecimentos. À medida que sua realidade é melhor compreendida, novas hipóteses podem ser levantadas sobre o desafio dessa realidade e novas soluções podem ser buscadas. O homem termina porcriar um mundo próprio a partir da realidade circundante, sua cultura. E a cultura é tudo o que é criado pelo homem e consiste em recriar e não em repetir.
A educação não é um processo de adaptação do indivíduo à sociedade, mas um mecanismo de transformação em busca do ser mais. O homem, diferentemente de Deus, a quem não existe tempo, tem a consciência de um ontem e de um amanhã, e dos animais,que são inconseqüentes, já que não tem a liberdade para criar ou não.
A educação deve estimular a opção e afirmar o homem como homem. Quanto mais dirigidos por propagandas de massa, mas objeto se torna o homem. Ao contrário, quanto mais rebelde e indócil, mais é criador.
As relações humanas são, portanto, reflexivas, conseqüentes, transcendentes e temporais.
O Ímpeto Criador do Homem
A educaçãoé mais autêntica quanto mais desenvolvido o ímpeto ontológico de criar do ser humano, devendo ser desinibidora e não restritiva. Um educador que limita os educandos a um plano pessoal impede-os de criar.
Conceitos de Sociedade em Transição
Uma determinada época histórica é constituída por determinados valores na busca da plenitude, que determina a constante transformação da sociedade. Quando osfatores comportamentais do ser humano rompem o equilíbrio, os valores começam a decair, até que novos valores surgem para atender aos novos anseios da sociedade, que, como não morre, continua na busca da plenitude agora baseada neste novos valores. A este período denomina-se transição.
A transição depende do ontem na busca de um novo amanhã, não devendo estar alienada desta visão temporal de suaevolução.
Características de Uma Sociedade Fechada
A sociedade fechada se caracteriza pela conservação do status ou privilégio e por desenvolver todo um sistema educacional para manter este status. O s intelectuais são dignos e os manuais são indignos. Por isso as escolas técnicas se enchem de filhos das classes populares e não das elites. Estas sociedades também se caracterizam peloanalfabetismo e pelo desinteresse pela educação básica dos adultos.
Sociedade Alienada
A imitação elimina a identidade, como no caso das sociedades importadoras de culturas que se tornam alienada, perdendo a consciência de seu próprio existir, a sua realidade objetiva, que é substituída por uma realidade imaginária baseada na visão de outra cultura. Isto leva a nostalgia de desejar pertencer à outra...
tracking img