A educação e os desafios da revolução digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA REVOLUÇÃO DIGITAL



Hilana Cerqueira Paes
Professor--Maria Mota Cerqueira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (Ped 0281) – Prática do Módulo I
05/07/11


RESUMO

O governo vem investindo cada vez mais em tecnologias nas escolas públicas e muitos professores ainda não conseguiram e não adotaram a modernidade na vida de seus alunose talvez ignorem os recursos por não quererem enfrentar o desafio tecnológico. Diante da nova sociedade que se transforma, mostra-se a necessidade de amplitude educacional em vários aspectos. Sendo assim a tecnologia deve ser vista como um elemento que gera possibilidades para que o professor e o aluno possam produzir e beneficiar-se dos conhecimentos produzidos na história da humanidade. AEducação a Distância (EAD) se traduz como uma tendência de aprendizado eficiente na dinâmica atual de negócios, marcada pela busca por conhecimento aplicado e ao mesmo tempo pela necessidade de redução de custos e maior flexibilidade e interação nos processos de aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Desafios.


1 INTRODUÇÃO

Na perspectiva de querer comunicar-se e vencerdistâncias, o homem apropriou-se de diferentes métodos tecnológicos ao longo dos tempos. Ao assumirem papel importante no processo de conhecimento e na difusão dos valores da sociedade, as soluções tornaram-se um marco definitivo na modificação dos modelos da comunicação e da informação. A partir das últimas décadas do século passado, a informática, associada à revolução tecnológica ocorrida nastelecomunicações, provocou mudanças radicais na sociedade, a chamada revolução digital. Como fruto desses câmbios, a digitalização de animações, imagens, gráficos, textos, vídeos e áudios tornou acessível um mundo novo às pessoas com os mais diversos tipos de limitações. Com esse novo rumo educacional aplicando o tecnológico, há necessidade que os educadores se capacitem no Objetivo de dominar essasferramentas disponíveis, para viverem em seu cotidiano e as aplicarem numa educação que exige novos métodos de ensino-aprendizagem.


2 A REVOLUÇÃO DIGITAL.
A popularização da rede mundial de computadores está provocando uma grande revolução na sociedade global: cada vez mais e mais pessoas começam a acessar a Internet e descobrem-se diante de um maravilhoso mundo novo, repleto de possibilidades: lernotícias online, pesquisar, visitar museus virtualmente, procurar emprego. Cada vez mais e mais pessoas inserem o uso da rede em seu dia-a-dia: aumentando sua produtividade ao estar diretamente em contato com colaboradores e clientes, conhecendo pessoas de todos os cantos do mundo com interesses similares, divulgando seu próprio negócio. Notamos que constantemente em nossos dias há uma crescente eviolenta expansão de conhecimentos científicos e tecnológicos aplicados à produção. Ao longo dos anos constatamos que ela, a “Revolução Tecnológica”, só aconteceu pois a sociedade a desejou.
Toda revolução pode ser traumática no ponto de vista sociológico mas faz parte da evolução humana. O Brasil vivencia hoje uma verdadeira "revolução digital" na sociedade,a tecnologia favorece a geração denovas tecnologias. A própria tecnologia tende a disponibilizar e tornar acessível um maior volume de informações, dinamizando o processo de criação de novas idéias e incorporação destas na vida das pessoas. A internet traz consigo uma globalização maior do que aquela provocada pelas grandes navegações, que descobriu novos continentes e ampliou como nunca, até então, os mercados ao oferecer novos edesconhecidos produtos., Aqueles que não têm acesso à rede mundial de computadores estão sendo excluídos desta revolução. Vivem o que se chama de exclusão digital. A exclusão digital é um problema sério que deve ser combatido por todos os governos. A diferença entre alguém que sabe usar um computador e acessar a Internet daquele que não sabe nada sobre este assunto (uma vítima da exclusão...
tracking img